Sedese fortalece diálogo e aproximação com municípios do Norte de Minas

sexta-feira, 22 de maio de 2015


O projeto “Sedese perto de você” da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social chegou ao Norte de Minas. O objetivo é estreitar as relações com as unidades regionais da Secretaria. 20 de Maio de 2015 , 14:31
Atualizado em 20 de Maio de 2015 , 14:36
O projeto “Sedese perto de você” da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social chegou ao Norte de Minas. O objetivo é estreitar as relações com as unidades regionais da Secretaria. Nesta terça-feira (19), prefeitos, secretários municipais, gestores e trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (Suas), de mais de 70 municípios estiveram reunidos com o secretário da Sedese, André Quintão, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros.
FOTO: PEDRO CASTRO
As ações de fortalecimento das regionais e a qualificação dos trabalhadores do Suas foram os principais pontos discutidos na reunião. “É responsabilidade do Estado, o assessoramento técnico e a valorização das 20 regionais da Secretaria, para que os municípios tenham acompanhamento técnico de qualidade”, ressaltou o secretário, que reforçou as principais diretrizes do Governo de Minas de descentralizar as ações e priorizar a participação popular no estado.
Fortalecimento Regional
No início do mês, os municípios que compõem a macrorregião Norte receberam mais de R$1,7 milhão de pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social, referentes aos meses de janeiro a março de 2015. Outra ação da Sedese foi tornar o repasse regular e automático, o que permite aos municípios planejar as ações e recursos mensalmente.
FOTO: PEDRO CASTRO


Além da regularização do Piso, as equipes das regionais serão reforçadas com a nomeação dos aprovados no último concurso público, que devem ser chamados ainda neste mês. Serão preenchidas 20 vagas para o cargo de Assistente Social e 20 para Psicólogo. Os novos profissionais devem começar a atuar a partir de junho. O fortalecimento das diretorias regionais da Sedese é considerado uma questão estratégica pelo secretário.

No Norte de Minas, a Sedese ainda desenvolve um projeto de qualificação e valorização da comunidade quilombola de Brejo dos Crioulos, localizada na divisa dos municípios de São João da Ponte e Varzelândia.

Outra medida importante é o reordenamento dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Com isso, o governo estadual irá assumir a proteção social especial para os municípios com menos de 20 mil habitantes. A meta é estabelecer um Cras em cada macrorregião de Minas Gerais.

"É sempre muito interessante ouvir as pessoas das regionais, com isso nós temos uma visão mais pessoal e verdadeira da atual situação da Secretaria e dos nossos desafios. Conversar frente a frente com os servidores é muito importante, pois conhecemos quem está na ponta do atendimento e no oferecimento do serviço público", comentou André Quintão, que proferiu a palestra sobre proferiu palestra s “Diretrizes para a Consolidação do SUAS em Minas Gerais”, na sede da Amams.

0 comentários: