Brasil promete melhorar coordenação de acolhida a haitianos

sexta-feira, 22 de maio de 2015


Fonte:Agencia Brasil



O governo brasileiro vai combater a entrada ilegal de imigrantes no país. Depois de reunião com o governador do Acre, Tião Viana, do PT, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso anunciou que o Brasil vai aumentar a emissão de vistos na capital haitiana, Porto Príncipe.

Sonora: “O Brasil mantém a sua postura de acolhimento a imigrantes, através de emissões de vistos. Então, portanto, o Itamaraty tomará, nos próximos dias, as medidas necessárias para ampliar os vistos de entrada e para, evidentemente, orientar uma maneira segura e não submetidas a organizações criminosas dessas pessoas poderem vir ao Brasil”.

Essas organizações a que o ministro se refere são os grupos de coiotes. Pessoas que extorquem os imigrantes durante a viagem que eles fazem até o Brasil.

Sonora: “Nós queremos enfrentar com dureza essas organizações criminosas. Pra tanto, além das medidas internas que nós vamos tomar, no âmbito da segurança pública, nós intensificaremos nossos contatos com os governos do Peru, do Equador e da Bolívia. Eu irei, nos próximos dias ao rês países, dialogar com os ministros e as altas autoridades pra que nós possamos articular medidas em conjunto e evitem essa ação lamentável dessas organizações criminosas que ganham milhões de dólares às custas da exploração das pessoas”.

Em relação ao Acre, o ministro prometeu melhorar a coordenação da acolhida dos imigrantes, para desafogar as contas do Estado, que já gastou mais de R$ 10 milhões com assistência humanitária.

Geralmente, a rota adotada pelos haitianos começa na República Dominicana, país vizinho ao Haiti. De lá, os imigrantes seguem para o Panamá e depois para o Equador. Do Equador chegam ao Peru, de onde seguem para a fronteira do Brasil, na cidade de Assis Brasil, no Acre. Do Acre partem para outros estados brasileiros.

0 comentários: