Três milhões de bebês podem ser salvos da morte com cuidados adequados, diz UNICEF

quarta-feira, 21 de maio de 2014


Três milhões de bebês podem ser salvos da morte com cuidados adequados, diz UNICEF
Foto: ONU/Kibae Parque
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou, nesta segunda-feira (19), um estudo que mostra que a maioria das quase 3 milhões de crianças, que anualmente morrem antes de completar um mês de idade, poderia ser salva se recebesse cuidados adequados e de qualidade desde o trabalho de parto até as primeiras horas de vida.  Segundo o estudo, 2,9 milhões de bebês morrem a cada ano nos primeiros 28 dias. Desses, 2,6 milhões nascem mortos, sendo que 1,2 milhão dessas mortes ocorrem quando o coração do bebê pára durante o trabalho de parto.

O UNICEF pede atenção especial e recursos adicionais para este grupo de crianças. Os países que mais avançaram salvando os recém-nascidos têm dado atenção específica a este grupo como parte do cuidado geral estendido às mães e aos menores de cinco anos.
“Se focarmos no período crucial entre o trabalho de parto e as primeiras horas de vida, podemos aumentar exponencialmente as chances de sobrevivência para a mãe e a criança”, disse o diretor de programas globais de saúde do UNICEF, Mickey Chopra.
O maior número de mortes de recém-nascidos por ano acontece no sul da Ásia e na África Subsaariana: 779 mil na Índia, 267 mil na Nigéria e 202 mil no Paquistão. Uma pesquisa, realizada em 51 países com a maior número de mortes de recém-nascidos, descobriu que, se a qualidade do atendimento recebido pelos mais ricos fosse para todos, haveria 600 mil mortes a menos por ano – uma redução de quase 20%.>
O estudo faz parte da série “Cada recém-nascido” publicada pelo jornal inglês The Lancet, que teve co-autoria de especialistas do UNICEF e outros parceiros. Ele identificou que as intervenções mais eficazes em salvar recém-nascidos incluem a amamentação e reanimação do recém-nascido.
Fonte: ONU

0 comentários: