Estação Juventude: SNJ lança caderno com reflexões sobre políticas públicas

sexta-feira, 9 de maio de 2014



No intuito de propor um olhar aprofundado sobre a juventude brasileira, a SNJ, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), lançou hoje (9/5) o caderno “Conceitos Fundamentais: pontos de partida para uma reflexão sobre Políticas Públicas”.
Que tal refletir sobre a juventude brasileira a partir de temas como território, participação e processos de exclusão? Quais são os conceitos fundamentais que dão norte às políticas que vêm sendo implementadas pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ)?
No intuito de propor um olhar aprofundado sobre a juventude brasileira, a SNJ, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), lançou hoje (9/5) o caderno “Conceitos Fundamentais: pontos de partida para uma reflexão sobre Políticas Públicas”.
 
A publicação dá a base conceitual do Estação Juventude, programa da SNJ que visa à inclusão, participação social e autonomia dos jovens em diversos territórios brasileiros. Desde 2012, o programa vem implantando “estações” que oferecem serviços diversos, em especial aos jovens de 15 a 29 anos que vivem em territórios com dificuldades de acesso a direitos fundamentais. As estações nos municípios de Maracanaú (CE) e Sete Lagoas (MG) estão em pleno funcionamento. Ao todo, 64 equipamentos já foram selecionados para implantarem suas estações.
 
Trajetória
 
No decorrer da trajetória da SNJ e a partir das demandas oriundas dos movimentos de juventudes do país, muitas experiências foram colhidas, evidenciando as nuances e complexidades que envolvem o tema juventude. O caderno conta com dez artigos de pesquisadores sobre o tema, dentre eles Regina Novaes, Diógenes Pinheiro e Mônica Peregrino. A publicação se propõe a fornecer subsídios aos gestores que trabalham nas estações espalhadas pelos municípios brasileiros, mas também a qualquer pessoa que deseje refletir sobre os temas que constroem a referência para o desenvolvimento das políticas da secretaria.
 
Os paradoxos da juventude no século XXI e suas principais demandas, os processos de exclusão vivenciados pelos jovens, a relação da juventude com a internet e as redes sociais, os direitos da juventude, a necessidade de emancipação e os desafios a serem enfrentados pela política de juventude compõem apenas alguns dos temas que permeiam o caderno de conceitos. Até o final do primeiro semestre de 2014, a publicação estará disponível em todas as Estações Juventude, em universidades e em outros espaços que discutam o tema, além da própria secretaria.
 
Para baixar a versão em PDF clique aqui.
 
Para visualizar a versão online clique aqui.
 
Comunidade
 
Que tal conhecer mais do Estação Juventude aqui no Participatório? Basta criar seu login e fazer parte da comunidade Fórum Equipes Técnicas do Programa Estação Juventude. Conecte-se!

0 comentários: