UNESCO: Analfabetismo cai, mas mulheres ainda têm menos acesso à educação

terça-feira, 10 de setembro de 2013


774 milhões de adultos continuam sem saber ler.

10.09.2013 | ONU/ foto: UNESCO/Bakary Emmanuel Daou
UNESCO: Analfabetismo cai, mas mulheres ainda têm menos acesso à educação Apesar do número de pessoas letradas no mundo ter aumentado, mulheres e meninas continuam recebendo menos educação do que pessoas do sexo masculino, informou o Instituto de Estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
De acordo com dados divulgados neste mês, ainda que o número de analfabetos tenha diminuído na última década em 150 países, 774 milhões de adultos - pessoas com mais de 15 anos - continuam sem saber ler. Desse total, 64% são mulheres. Entre os 123 milhões de analfabetos de 15 a 24 anos, 76 milhões são do sexo feminino.
Em 2011, a taxa de alfabetização adulta mundial foi de 84,1% e de jovens 89,5%. Segundo os dados da UNESCO, a África Subsaariana e o Sul e o Oeste da Ásia são as regiões do planeta menos alfabetizadas. Já na Europa Central e Oriental, Ásia Central, Leste Asiático e Pacífico e América Latina e Caribe, a média de adultos e jovens alfabetizados é de mais de 90%.
Em sua mensagem para o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a alfabetização é fundamental para construir um mundo inclusivo, sustentável e em paz.
O tema escolhido para marcar a data este ano é "Alfabetização para o século 21". O objetivo é ressaltar as competências necessárias para se manter conectado com a sociedade atual.

0 comentários: