Implantação do Novo SIISO

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Implantação do Novo SIISO


Na busca de melhorar o Sistema de Cadastro Único Versão 7, a CAIXA implantou a nova versão do Sistema de Informações Sociais (SIISO), responsável pela localização e atribuição do Número de Identificação  Social (NIS). Com o nome de “Cadastro NIS”, o novo SIISO traz diversas melhorias para a Versão 7 do Sistema de Cadastro Único, como a implantação da
nova regra de unicidade cadastral, que torna mais precisa a identificação do cadastramento de uma pessoa em multiplicidade.
A nova regra de unicidade verificará os dados de caracterização da pessoa, dados dos blocos 4 e 5, “Identificação da Pessoa” e “Documentos”, respectivamente, comparando-os com os registros já cadastrados na base nacional do Cadastro Único, o que facilitará a identificação da pessoa em multiplicidade.
Problemas com os dados de RG na Versão 7 do Sistema do Cadastro Único
Nestes primeiros dias, após a implantação do novo SIISO ou “Cadastro NIS”, ocorreu um problema de comunicação entre os dois Sistemas (Versão 7 e Cadastro NIS) no campo 5.03, dados do documento de identidade (Registro Geral – RG), em que o RG inserido pelo digitador não fica visível na consulta ao cadastro da pessoa. Esta informação, embora continue na base de dados, não está sendo exibida pela Versão 7. Este problema está em análise pela CAIXA e será corrigido o mais breve possível. A gestão municipal não deve digitar novamente os dados do RG, pois a correção dessa inconsistência dar-se-á automaticamente.
ATENÇÃO: Alteração de senha na Versão 7 do Sistema do Cadastro Único
Em relação ao acesso ao Sistema do Cadastro Único, muitos usuários estão com problemas em suas senhas, que devem ser alteradas a cada 60 dias.
Para qualquer tipo de alteração de senha (pelo prazo de 60 dias ou após o bloqueio por tentativas erradas), o usuário deve acessar o endereço https://www.segurancacadastrounico.caixa.gov.br/index.phpseguindo os seguintes passos:
·         Informar no campo de Login o e-mail cadastrado;
·         Não preencher o campo senha, é importante deixá-lo em branco;
·         Em seguida, clicar em “Modificar Senha”.
Dentro de 24 horas, o usuário receberá um e-mail com um link para clicar e alterar/cadastrar a nova senha, preenchendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.

0 comentários: