Exame de rastreamento do vírus HPV pode salvar vidas na América Latina e Caribe

sexta-feira, 16 de maio de 2014


Exame de rastreamento do vírus HPV pode salvar vidas na América Latina e Caribe
Foto: EBC
Especialistas reuniram-se na sede da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), nesta terça-feira (13) para discutir a possibilidade de disponibilizar nos programas nacionais de saúde o exame de detecção do papilomavírus humano (HPV) como método de rastreamento primário na América Latina e Caribe.
Este exame para detecção do câncer do colo do útero em mulheres na faixa dos 30 a 49 anos permitiria, segundo os especialistas, prevenir muitas mortes na região onde, frequentemente, só se detecta a doença em sua fase final.
Das 36 mil mulheres que morreram no continente americano vítimas da doença em 2012, 80% se encontravam na América Latina e Caribe.
Entre as barreiras para a implementação deste exame está o seu custo elevado, mas a assessora de Prevenção e Controle de Câncer da OPAS/OMS, Silvana Luciani, sublinha que sua disponibilidade poderia evitar a morte de muitas mulheres “especialmente as que vivem em situação de pobreza e as que têm dificuldade em acessar serviços de saúde”.
O câncer do colo do útero é a terceira causa mais comum de morte nas mulheres no mundo sendo que, anualmente, se detetam cerca de 528 mil novos casos.
Fonte: ONU

0 comentários: