Qual o perfil da juventude brasileira?

sexta-feira, 20 de setembro de 2013


Secretaria Nacional de Juventude lança Pesquisa Nacional com mais dados sobre essa geração.
A pesquisa foi feita pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da Repúblicatem, e tem por objetivo conhecer os interesses e o comportamento dos jovens brasileiros. Aplicada entre abril e maio de 2013 foram ouvidos  3,3 mil jovens, com idade entre 15 e 29 anos, distribuídos em 187 municípios, incluindo capitais, interior, áreas urbanas e rurais, nos 27 estados.

No Brasil, uma primeira pesquisa de grande porte desse tipo foi realizada em 2003, denominada “Perfil da Juventude Brasileira” e realizada pelo “Projeto Juventude” do Instituto de Cidadania.  Após essa iniciativa, outras pesquisas deram continuidade ao processo de aprofundamento da compreensão da juventude enquanto alvo de políticas públicas. São elas: “Juventudes Brasileiras”, realizada em 2004 pela Unesco e Juventudes sul-americanas: diálogos para a construção da democracia regional, realizada em 2008, pelo Ibase e Instituto Pólis.

A Secretaria Nacional da Juventude, nessa mesma linha, desenvolve um novo estudo com o intuito de não apenas traçar o perfil da atual juventude brasileira, mas principalmente de acompanhar as tendências de comportamento e a opinião dos jovens, identificar as demandas por políticas públicas e aferir a ressonância de algumas respostas em curso.

De acordo com a Secretaria, o levantamento é composto por quatro blocos, sendo esta a apresentação do primeiro deles. Na sua totalidade, a pesquisa representa um passo importante para estabelecer o diálogo sobre a juventude, subsidiando as políticas voltadas para esse segmento. Os outros três blocos serão lançados até o final de  2013.

Essa etapa inicial é composta pelos itens Perfil e Condição dos Jovens; Temas da Juventude e Percepções do País; Políticas para a Juventude e Vida Política. As informações revelam, entre outros aspectos, quem são os jovens brasileiros na sua maioria: sexo, cor, religião, situação familiar, escolaridade; quais são os problemas que mais os preocupa e o que  mais valorizam, suas expectativas em relação à vida e ao país; seu conhecimento sobre as políticas e organismos de juventude, além da opinião sobre a política, seu poder de mudar o mundo e o grau de participação nos processos decisórios do país.

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, explica que esse trabalho compõem as atividades de lançamento do Participatório – Observatório Participativo da Juventude,  um espaço virtual interativo, voltado para a produção de conhecimentos sobre, com e para a juventude,  com foco nas políticas públicas com participação e mobilização social.
Para ter acesso à essa primeira publicação clique aqui.

0 comentários: