Senarc dá início à Averiguação Cadastral 2013

terça-feira, 18 de junho de 2013


Municípios precisam estar atentos aos procedimentos a serem seguidos nas Averiguações Cadastrais deste ano
Com o objetivo de garantir a qualidade das informações cadastrais e a focalização dos programas que utilizam o Cadastro Único, como o Programa Bolsa Família (PBF), a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) dará início, na próxima semana, ao processo de Averiguação Cadastral de 2013. Este processo será composto por duas etapas, uma iniciada neste mês e outra no próximo semestre.
Nesta primeira etapa, estão cerca de 13 mil famílias em todo o Brasil, cujos cadastros foram identificados erros de informação pela Senarc, a partir de cruzamentos com outros registros administrativos e de análise de consistência interna. Esse grupo de famílias terá o benefício bloqueado já no mês de junho e precisará ter o cadastro atualizado, obrigatoriamente, por visita domiciliar, até o dia 20 de setembro de 2013. Nem todos os municípios possuem famílias nesta primeira etapa de Averiguação. Assim, é importante que se faça uma consulta ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), a partir da próxima quarta-feira (12), e verifique se há famílias desta Averiguação em seu município. Se houver, recomenda-se uma leitura atenta à Instrução Operacional que será publicada no início da próxima semana e disponibilizada no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na aba de Legislação, e providencie as visitas domiciliares o mais breve possível.
Os municípios têm papel fundamental para assegurar que as informações do Cadastro Único reflitam corretamente a realidade das famílias cadastradas. Para isso, é importante que se faça uma leitura integral da Instrução Operacional específica, o acompanhamento dos Informes do Bolsa Família e o conhecimento da legislação pertinente. Para maiores informações, 0800-707-2003 ou cadastrounico@mds.gov.br.

0 comentários: