Agências da ONU lançam campanha para melhorar nutrição de mulheres grávidas e lactantes

terça-feira, 18 de junho de 2013


Uma alimentação saudável na gravidez e no período de amamentação dá suporte para a criança se desenvolver bem por toda a vida.

11.06.2013 | ONU/ Foto: Banco Mundial/Maria Fleischmann
Agências da ONU lançam campanha para melhorar nutrição de mulheres grávidas e lactantes
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) se juntaram para lançar uma campanha para melhorar a nutrição das mulheres grávidas e lactantes. O objetivo é fazer as crianças crescerem saudáveis e com uma vida produtiva.
A nova iniciativa visa reduzir o número de bebês com baixo peso e crianças raquíticas, que, consequentemente, crescem com problemas de saúde e apresentam um impacto negativo na aprendizagem e no potencial econômico.
"Quando a mãe consome uma dieta nutritiva e equilibrada antes e após o parto, o bebê se desenvolve", disse a diretora executiva do PMA, Ertharin Cousin, por meio de um comunicado à imprensa.
A parceria apoia a iniciativa dos "mil dias" se concentra em melhorar a nutrição nos primeiros mil dias entre o início da gravidez até o segundo aniversário da criança.
"As evidências sugerem que os programas destinados a melhorar o acesso de mulheres jovens a alimentos saudáveis podem diminuir a mortalidade materna e infantil e também fornecer energia e força para os adolescentes permanecerem na escola e se preparar melhor para entrar no mercado de trabalho", disse o diretor executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin.
As agências estão planejando a implantação de programas-piloto em Burkina Faso, Serra Leoa e Zâmbia que se concentrarão em melhorar a nutrição das mulheres antes, durante e depois da gravidez até a criança atingir os seis meses de idade.
Ao mesmo tempo, o novo programa vai explorar formas de dar maior suporte nutricional para meninas adolescentes, o que é essencial para capacitá-las e permitir escolhas reprodutivas saudáveis, bom desenvolvimento na escola e evitar o casamento precoce.
A nova parceria estará sendo lançada em Londres, na Cúpula "Nutrição para o Crescimento", que tem como objetivo atender as necessidades nutricionais das mulheres durante a gravidez e a amamentação.
 Esta notícia relaciona-se aos Objetivos do Milênio 4 - Reduzir a Mortalidade Infantil e 5 - Melhorar a Saúde das Gestantes. Acesse e veja como está a situação do seu município.

0 comentários: