Recadastramento biométrico em Divinópolis começará nesta semana

terça-feira, 14 de maio de 2013


TRE-MG Biometria Senador Firmino 2


Começa na quarta-feira (15 de maio) o recadastramento biométrico do eleitorado da cidade de Divinópolis (Oeste do Estado), 11º maior colégio eleitoral de Minas Gerais. Os 158 mil eleitores do município deverão comparecer ao cartório eleitoral para coleta das digitais e da foto, além de comprovarem o vínculo com a cidade. O recadastramento é obrigatório e quem não comparecer terá o título cancelado. O evento para o lançamento do projeto acontecerá no mesmo dia (15), às 10 horas, e contará com a presença do presidente em exercício e corregedor do TRE-MG, desembargador Wander Marotta, e de autoridades locais.

Para se recadastrarem, os eleitores divinopolitanos devem comparecer à sede dos Cartórios da 102ª e 103ª Zonas Eleitorais, localizada na Avenida Sete de Setembro, 818, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Divinópolis, que será o maior município de Minas em que os eleitores votarão nas eleições de 2014 pelo sistema de identificação biométrica, faz parte da terceira fase do projeto da Justiça Eleitoral de implantação da biometria. Em 6 de março, o trabalho de recadastramento biométrico começou em Brás Pires, Dores do Turvo, Senador Firmino (pertencentes à 261ª ZE de Senador Firmino) e Tapira (17ª ZE de Araxá).

O projeto em Minas Gerais começou em 2009 com o recadastramento de cerca de 200 mil eleitores nas cidades de Curvelo (100ª ZE), Pará de Minas (202ª ZE), Ponte Nova (224ª ZE) e São João Del Rei (256ª e 328ª ZEs). De setembro de 2011 a fevereiro de 2012, foram recadastrados mais de 70 mil eleitores em outros 17 municípios mineiros.
O objetivo da biometria é tornar a identificação do eleitor mais segura, eliminando-se o risco de alguém votar por outro, mesmo que de modo involuntário.  O TSE estima que até o final desta década seja possível que todos os eleitores brasileiros  possam votar pelo sistema de identificação biométrica.

Serviço:
Recadastramento biométrico em Divinópolis (que atenderá os eleitores das 102ª e 103ª Zonas Eleitorais):
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Local: Cartório Eleitoral – Rua Sete de Setembro, 818, Centro.

Telefone para dúvidas: 148 - Disque-Eleitor ou pelo site www.tre-mg.jus.br

É necessário que o eleitor compareça ao cartório com documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais) - exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o título pela primeira vez; comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido entre 15 de maio de 2012 e 15 de fevereiro de 2013; título eleitoral e CPF (se possuir); e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

0 comentários: