Eleitores de Divinópolis serão recadastrados biometricamente de maio a novembro

segunda-feira, 6 de maio de 2013


DiviNews
Na tarde desta segunda-feira (29/04), o Cartório Eleitoral de Divinópolis através do juiz da 103ª Zona Eleitoral, Mauro Riuji acompanhado do novo juiz da 102ª Zona Eleitoral, Orlando Israel de Sousa, substituto de José Maria dos Reis, e o promotor Eleitoral Gilberto Osório, com a participação de um assessor de imprensa do TRE, fizeram a apresentação para os veículos de comunicação de todo projeto de identificação biométrica dos eleitores do município – Mauro Riuji afirmou que, “sem uma maciça divulgação pela imprensa, dificilmente teremos sucesso”

           
O Juiz da 103ª Zona explicou que Divinópolis estará na vanguarda e servirá de parâmetros para outras cidades, por ser a maior cidade de Minas a implantar a leitura biométrica para as eleições de 2014. E que uma das grandes vantagens é dar ainda mais segurança ao sistema eleitoral.

Alertou, no entanto, para o pouco tempo que a Justiça Eleitoral terá para recadastrar os 158.518 eleitores, de 15 de maio a 29 de novembro deste ano (2013) e que segundo cálculos realizados a meta, para que não ocorra atropelos nos últimos dias, é que sejam cadastrados diariamente 1.200 eleitores. “É uma guerra, a situação vai ser bem delicada” afirmou o juiz.

Mauro Riuji deu um aviso para os eleitores, deixando claro que o recadastramento é obrigatório e não opcional. E que os eleitores não deixem para os últimos dias para não correrem o risco de não conseguirem se recadastrarem. Pois, além de não votar nas eleições de 2014, ficará sem o título e sujeito às penalidades que a Lei impõe pela ausência deste documento.

O assessor de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral reforçou a importância da imprensa local a conscientizar os eleitores da importância do recadastramento. “A informação vai chegar até eles, mas eles precisam se sensibilizar da importância do cadastramento”, concluiu dizendo que em outros estados e citou a cidade de Curitiba, deu certo pela colaboração da mídia espontânea, já que a Justiça Eleitoral não tem verba publicitária para divulgação.

Gilberto Osório, Promotor Eleitoral, também presente, afirmou: “Confesso que fiquei desesperado com o prazo e o receio é que, como o brasileiro deixa tudo para a última hora e este processo não vai ser diferente”. O promotor deu como sugestão que se fizesse propaganda através de carro de som e colocasse aviso nas contas de energia da Cemig.

O novo juiz da 102ª Zona, que substituiu José Maria dos Reis, explicou que na ocasião do recadastramento todos os eleitores serão fotografados digitalmente assim como a coleta das impressões digitais de cada um.

Durante todo período de recadastramento serão contratados temporariamente entre 30 e 40 pessoas para auxiliar no processo. E, Divinópolis será o único município de Minas que o TRE vai contratar mão de obra

Diante da preocupação que os políticos têm explicitado, de que o recadastramento poderá diminuir o número de eleitores e conseqüentemente tirar até mesmo uma vaga, com mais riscos maiores, para deputado estadual, o Divinews perguntou se havia algum estudo neste sentido, e se também havia a confirmação de que o percentual de “perda de eleitores” se situaria em torno de 20%, ou seja, o recadastramento só alcançaria aproximadamente 80% dos eleitores de Divinópolis?

O assessor de Imprensa disse a principio que haveria sim o risco de alguma perda no número de eleitores, principalmente eleitores que moram em outras cidades, e que, por uma questão até política estão votando no município, pois a partir do recadastramento com a apresentação do comprovante de endereço, isto deixaria de existir. Mas, segundo ele, o percentual de abstenções com certeza cairia bastante, já que, claro, pessoas que não moram mais na cidade e não transferiram seus títulos, ficarão de fora, assim, obviamente como as pessoas que já faleceram e que continuam no banco de dados da Justiça Eleitoral. Mauro Riuji acrescentou que, por sua vez os estudantes que atualmente não votam em Divinópolis, com o recadastramento poderão passar a votar.

O diretor de Comunicação da Prefeitura, Evandro Araújo, presente à reunião, afirmou oficialmente que o municipio arcará com os custos da criação de material de divulgação, como VT para Televisão, Spot para rádio, layout para jornais, cartazes para ônibus e até banners para sites (Gazeta e Jornal Agora) com o objetivo de auxiliar a Justiça Eleitoral a fazer a divulgação, já que eles não dispõem de recursos financeiros para realizar publicidade e criar as peças publicitárias.





0 comentários: