Educadores
e gestores de escolas públicas são capacitados para criar e desenvolver
projetos que promovam a inclusão de crianças com deficiência por meio
da educação física e do esporte escolar seguro e inclusivo. A iniciativa
é do projeto Portas Abertas para a Inclusão – Esporte para Todos que acontece nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, resultado de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes e o UNICEF.
O objetivo é contribuir para garantir
melhores condições de acesso, permanência e aprendizado das crianças com
deficiência nas escolas regulares de Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba,
Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador
e São Paulo, além do Distrito Federal. Dessa forma, o legado dos
grandes eventos esportivos terá o cunho social.
No cronograma do curso estão incluídas
informações importantes sobre políticas públicas de esporte educacional e
formas de usar a brincadeira, e o esporte, para promover o
desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social de meninos e
meninas. Além disso, os participantes também receberão informações sobre
como encorajar mudanças positivas nas atitudes de crianças e
adolescentes em relação aos seus colegas com deficiência e sobre como
melhorar a autoimagem dessas crianças.
A meta é formar, até 2014, 540
profissionais entre educadores, gestores de escolas municipais, técnicos
das Secretarias de Educação e de Esporte.Como resultado das
capacitações, os professores, especialmente os de educação física, devem
desenvolver planos de ação para a educação inclusiva por meio do
esporte e da educação física. Esses educadores, juntamente com as
Secretarias Municipais de Educação e de Esporte, terão a missão de
disseminar as experiências bem-sucedidas na rede municipal de ensino de
seus municípios. No ano da Copa, as experiências das 12 cidades serão
apresentadas durante um seminário internacional sobre boas práticas
desenvolvidas pelo Projeto.
Na avaliação de Martinha Clarete Dutra
dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da
Educação, todas as pessoas, com e sem deficiência, beneficiam-se ao
participar do processo de escolarização em ambientes comuns. E é nesse
sentido que o professor de educação física, ao lado dos demais
profissionais do magistério, vai identificar estratégias pedagógicas
para tornar as suas práticas educacionais inclusivas.
A parceria Instituto Rodrigo
Mendes/UNICEF tem apoio da Fundação FC Barcelona em articulação com os
ministérios da Educação, do Esporte e a União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime).
Mais informações sobre o Projeto podem ser obtidas em www.institutorodrigomendes.org.br/esporteparatodos.
Sugestão de fontes:Maria de Salete Silva
Coordenadora do programa de educação do UNICEF
(61) 3065-1977 / 99475187
Assessoria de Comunicação UNICEF
Estela Caparelli – Oficial de Comunicação
mecaparelli@unicef.org
(61) 3035 1963 – (61) 8166 1648
Martinha Clarete Dutra dos Santos
Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC
(61) 2022-7661 / 9074
martinha.clarete@mec.gov.br
Instituto Rodrigo Mendes
(11) 3726 8418 - (11) 3726 4468
www.institutorodrigomendes.org.br
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