Plataforma incentiva jovens latino-americanos/as à participação política

quinta-feira, 18 de abril de 2013





Um espaço de encontro continental, debate, protagonismo e participação no ambiente preferido da maioria dos/as jovens: a web. Foi com o objetivo de promover a participação e a inclusão de jovens, sobretudo, mulheres, afrodescendentes e indígenas de 15 a 29 anos da América Latina e Caribe, que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou no início deste mês a plataforma online "Juventude com Voz”.



Resultado de meses de trabalho com jovens líderes da região, do Programa de Novas Lideranças Juvenis, e de uma série de seminários com juventudes indígenas e afrodescendentes de vários países, a plataforma online "de jovem para jovem” incentiva o debate sobre participação política, democracia, desenvolvimento humano, movimentos e organizações sociais da região latino-americana e caribenha. Além disso, buscar reunir pontos importantes sobre educação, emprego e governabilidade para a Agenda Pós-2015 de desenvolvimento global.



De acordo com a plataforma, a ideia é fortalecer lideranças juvenis políticas e sociais da região, "para que de maneira individual e coletiva analisem, opinem, informem e debatam sobre a participação, a democracia, a cidadania e a Agenda Pós-2015”. Mais de 200 jovens de países da região como Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Colômbia, El Salvador, Guatemala e México representam organizações locais e regionais de comunidades afrodescendentes, indígenas, de gênero e estudantil na plataforma "Juventude com Voz”.



Para agregar as diversidades da juventude da região, a plataforma agrega, inicialmente, cinco comunidades onde os jovens podem debater por temas como: afrodescendentes, indígenas, mulheres, diversidade sexual e identidade de gênero, luta contra a corrupção e vozes latinas. A Rede é aberta para organizações juvenis regionais, nacionais e locais possam participar ampliando e fortalecendo suas redes e movimentos, através de ferramentas digitais como blogs, vídeos, áudios, fotografias, fóruns de debate, pesquisas online, redes sociais, etc.



"Aqui os jovens são autores e protagonistas da informação que se publique, abre a possibilidade para que tenham seus próprios blogs ou para serem moderadores de sua comunidade, fazer parte ou formar uma rede de repórteres digitais para que registrem e escrevam suas histórias, eventos e atividades”, explica a plataforma.



Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, é comum jovens não se sentirem representados, nem incluídos nos discursos e programas políticos tradicionais, por isso, as conclusões e propostas juvenis inseridas e discutidas na plataforma serão compartilhadas com as oficinas do PNUD e instâncias de governo responsáveis de políticas juvenis na região.



Para mais informações, acesse: www.juventudconvoz.org



Fonte: Adital

0 comentários: