Só 10% dos alunos aprendem o ideal em matemática no ensino médio

quarta-feira, 20 de março de 2013


Os dados foram atualizados com base nos resultados da Prova Brasil/Saeb 2011.


Só 10% dos alunos aprendem o ideal em matemática no ensino médio Apenas 10,3% dos jovens brasileiros têm aprendizado adequado em matemática ao final do ensino médio, segundo aponta o relatório De Olho nas Metas divulgado pelo movimento Todos pela Educação. Os dados foram atualizados com base nos resultados da Prova Brasil/Saeb 2011.
A deficiência em matemática já foi constatada em 2009, quando o índice de proficiência entre os alunos do último ano do ensino médio foi de 11%. A meta parcial estabelecida pelo Todos pela Educacação para 2011 era de 20%.
Nesta nova atualização, o cenário em matemática revela uma crise. Nenhuma unidade da federação atingiu a meta parcial de 2011. O desempenho menos pior foi do Amazonas, que ficou a 3,5 pontos percentuais da meta. O destaque negativo fica por conta do Distrito Federal, 18,1 pontos percentuais abaixo da meta.
Para Katia Stocco Smole, mestre e doutora em educação na área de ciências e matemática, nada justifica esse cenário. "O mais grave ainda é ficarmos apenas na denúncia e não mobilizarmos ninguém. Não há exclusão maior do que esta, onde se faz um funil apenas por uma disciplina."
Segundo ela, em todo o mundo os índices de proficiência entre os alunos são maiores em português do que em matemática. "Não que seja mais difícil aprender matemática, a diferença é que o contato com a língua portuguesa é muito maior. Não ouvimos falar de álgebra na televisão. Apesar da importância da matemática, o tempo de vivência com a língua portuguesa é muito maior."
Para Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação, é como se a matemática não tivesse na agenda pública. "Mal dá para ter respostas do governo [sobre os baixos indicadores]. Faltam projetos estruturantes como um currículo nacional e uma política de formação de professores." De acordo com Priscila, o próximo passo é procurar os municípios que tiveram bons desempenhos para "tentar ter alguma pista" que possa ser copiada no restante do país.
Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

0 comentários: