CIT pactua critérios de partilha referentes ao reordenamento do SCFV

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


A Comissão Intergestores Tripartite pactuou os critérios de partilha do cofinanciamento federal referente ao reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV no âmbito do Sistema Único da Assistência Social – SUAS em sua reunião realizada em  7 de fevereiro de 2013.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ofertado na proteção social básica, realizado em grupos e organizado a partir de percursos de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com família e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.
O reordenamento promove a equalização e qualificação da oferta,  a unificação da lógica de cofinanciamento federal ; e o estabelecimento de meta de atendimento do público prioritário, respeitando-se as características de cada faixa etária.
São considerados públicos prioritários para inclusão no SCFV as crianças, adolescentes ou idosos: em situação de isolamento; trabalho infantil; vivência de violência e, ou negligência; fora da escola ou  com defasagem escolar superior a 2 anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto; egressos de medidas socioeducativas; situação de abuso e/ou exploração sexual; com medidas de proteção do ECA; crianças e adolescentes em situação de rua; vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.
Essa pactuação prevê a adoção de novos parâmetros para o cofinanciamento  e a oferta desses serviços e se aplica aos municípios e Distrito Federal que possuem cofinanciamento federal para o SCFV.
A próxima etapa é a apreciação da proposta de reordenamento do SCFV no âmbito do CNAS: dia 18, nas Comissões de Financiamento e de Política, e posteriormente, no Plenário do CNAS, visando sua aprovação.
Conselho Nacional de Assistência Social
http://www.mds.gov.br/cnas

0 comentários: