BLOQUEIO DOS BENEFÍCIOS DAS FAMÍLIAS EM REVISÃO CADASTRAL

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Famílias que não atualizarem os dados até 28/2 terão os benefícios cancelados
Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza a revisão cadastral para identificar famílias que estão com as informações desatualizadas há mais de dois anos no Cadastro Único. Em 2012, a ação envolveu 1,5 milhão de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Embora mais de um milhão de famílias tenham atualizado o cadastro, há 434.556 famílias que estão com os benefícios bloqueados porque não atualizaram suas informações até 18 de janeiro de 2013. Essas famílias têm até 28 de fevereiro para fazer a atualização, ou o benefício será cancelado a partir de março.
Para evitar o cancelamento do benefício, o Responsável pela Unidade Familiar (titular do cartão de saque) deverá procurar um posto de atendimento do Programa Bolsa Família (PBF) ou do Cadastro Único e atualizar os dados. Após a atualização, a família voltará a receber o benefício normalmente a partir do mês de março.
Desde o início do processo de Revisão Cadastral, as famílias com cadastros desatualizados receberam avisos nos extratos bancários de pagamento sobre a importância da atualização cadastral. As famílias que não atualizaram seu cadastro e tiveram os benefícios bloqueados receberão nova mensagem, ao tentarem sacar o benefício em fevereiro, com orientações para
procurar a gestão municipal. Se a família já tiver feito a atualização após 18 de janeiro de 2013, ela não precisa fazer mais nada, e voltará a receber o benefício normalmente a partir de março, inclusive a parcela que foi bloqueada em fevereiro.
É imprescindível que, neste momento, os municípios realizem a Busca Ativa, a fim de evitar que famílias pobres deixem de receber os benefícios por falta de informação ou dificuldades de se locomover em locais onde se realiza a atualização cadastral. Abaixo, um quadro-resumo com o número de famílias com benefícios bloqueados por estado. A lista individualizada das famílias bloqueadas está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF).
No SIGPBF também está disponível a lista das famílias com cadastro desatualizado que não são beneficiárias. A atualização cadastral é um dos requisitos para que a família seja habilitada ao PBF. Mesmo dentro dos critérios de elegibilidade, a família que estiver com os dados cadastrais desatualizados há mais de dois anos não será incluída no Programa.
IMPORTANTE - A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família, que atende mais de 13 milhões de famílias extremamente pobres e pobres. Para garantir a boa gestão do PBF e do Cadastro Único, qualquer alteração, como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal.

0 comentários: