Marco regulatório das organizações da sociedade civil

quarta-feira, 24 de outubro de 2012



Na 204ª Reunião Plenária do CNAS realizada no dia 13/09/2012, foi apresentado o resultado do trabalho coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República bem como os próximos passos acerca da regulação das organizações da sociedade civil. O Sr. Diogo Sant’ana, Chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Secretário-Geral da Presidência da República e coordenador do grupo de trabalho fez
a apresentação com considerações acerca do assunto.
O diagnóstico realizado apontou como as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações da sociedade civil a insegurança jurídica, pouco ênfase no controle de resultados, analogias indevidas, baixa capacitação, redução de financiamento, ausência de dados sistematizados, criminalização burocrática e ineficiência administrativa. Como pontos críticos a serem trabalhados apareceram a despesa com pessoal, prestação de contas, adaptação do SICONV, uniformização de entendimentos, dispersão da legislação e regulação.
A meta do grupo de trabalho implantado é definir ações para ampliar a oferta de serviços públicos de qualidade, garantindo assim:
  •   Inserção de novos princípios, fundamentos e diretrizes para a relação;
  •   Segurança Jurídica;
  •   Ampliação dos mecanismos de transparência e de controle social;
  •   Melhor planejamento e gestão pelo Poder Público;
  •   Produção e estímulo para informações sistematizadas sobre o Terceiro Setor.

Os próximos passos que serão analisados pelo grupo de trabalho é o aprofundamento do tema de controle por resultados; financiamento e sustentabilidade das Organizações da sociedade civil (OSCs), revisão das regras sobre títulos e certificações, a inclusão das OSCs na Lei de Diretrizes Orçamentárias, CNAE/CNPJ e possibilidade de alteração do SICONV.
Conselho Nacional de Assistência Social
http://www.mds.gov.br/cnas

0 comentários: