NÚCLEO ODM VALE DO ITAPECERICA/MG

quinta-feira, 5 de julho de 2012










OFICINA DE PLANEJAMENTO

02/07/2012





A Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais (SNARPS) e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica/MG (AMVI) realizaram nesta segunda-feira (02/07) a oficina de planejamento do Núcleo Regional dos ODM do Vale do Itapecerica, com o objetivo de construir o processo de municipalização dos Objetivos do Milênio nos 25 municípios que fazem parte dessa região de Minas Gerais.



O processo de planejamento envolveu a definição das atribuições, o funcionamento do Núcleo, a estruturação da secretaria executiva e respectivo calendário de reuniões e a elaboração do plano de trabalho para o ano de 2012, com base na missão de mobilizar a sociedade regional em prol dos Objetivos do Milênio e articular a criação de Núcleos Municipais em todos os municípios da região. Maria Conceição Aparecida Resende, secretária executiva da AMVI, foi eleita Coordenadora do Núcleo Regional.



Foi definida a meta de se criar dez (10) Núcleos Municipais até o final de 2012, sob a liderança dos representantes de cada município, com o apoio do Núcleo Regional. A pretensão é ter Núcleos ODM em todos os municípios da região. Desse modo, o Núcleo Regional realizará esforços para contar com representantes de todos eles, apoiando-os na estruturação dos Núcleos Municipais, com a participação dos governos locais, das empresas e da sociedade civil.



Os Núcleos Municipais, por sua vez, terão como atividade inicial conhecer a situação atual dos Indicadores do Milênio de suas localidades, com base nos dados disponibilizados pelo Portal ODM (www.portalodm.org.br) e mapear as políticas públicas existentes que impactam nesses indicadores. Da mesma forma, irão mapear empresas e organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos que contribuem para o alcance dos ODM. São elementos que irão subsidiar o andamento dos trabalhos.



Como forma de potencializar as atividades, e tendo em vista a relevância do controle social para os avanços desejados, o Núcleo Regional incluiu ainda no seu planejamento a realização de círculos de diálogo com as comunidades, o que irá possibilitar o fortalecimento de projetos já existentes e a implantação de outros que possam contribuir para o alcance dos ODM na região até 2015.



Dando início a sua atuação, o Núcleo Regional definiu como primeira atividade a qualificação individual dos integrantes para o conhecimento dos Objetivos do Milênio, com base no Guia de Municipalização e Participação Social publicado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, disponível nos diversos endereços eletrônicos que tratam dos ODM. Aproveitando o início do período eleitoral, definiu também pela divulgação dos Objetivos do Milênio junto aos candidatos a prefeitos e vereadores nos municípios da região, com o objetivo de buscar sua adesão e o compromisso com a plataforma humanitária dos ODM em seus eventuais futuros mandatos públicos.



A oficina contou com a participação de 21 lideranças, especialmente secretários e conselheiros municipais, lideranças de empresas, de universidades e da sociedade civil, que representaram os municípios de Arcos, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Itapecerica, Japaraíba, Pains e Pedra do Indaiá. Os trabalhos foram conduzidos pela técnica Diva Irene da Paz Vieira e pelo assessor da equipe ODM, Laurêncio João Körbes.

0 comentários: