Comitê Regional Vale do Itapecerica- Objetivos Desenvolvimento Milenio

terça-feira, 3 de julho de 2012


A Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a AMVI, com a presença de Secretários , Conselheiros e lideranças sociais representantes dos municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica, realizou a  Reunião de Planejamento do Núcleo Regional do ODM, cuja formação foi iniciada no último dia 25 de maio, por ocasião do Seminário de Municipalização dos Objetivos do Milênio, realizado em Divinópolis.


Nesta segunda-feira, no horário das 8h30 às 17h00 na sede da AMVI, em Divinópolis, (Rua Irmã Marta Moratto, 241 – Bairro Padre Libério) aconteceu a segunda reuniao do ODM-Objetivos de Desenvolvimento do na micro regiao do Vale do Itapecerica na sede da AMVI em Divinopolis-MG. 
OS Objetivos de Desenvolvimento do Milenio-ODM foram estabelecidos a partir da Declaração do Milenio das Nações Unidas,em setembro de 2000.OS oito compromissos concretos se cumpridos nos prazos fixados deverao melhorar o destino da humanidade.
O Brasil esta bem posicionado em relaçao aos ODM.Porem,quando os dados sao desagrupados,verifica-se que em muitos municipios o alcance dos objetivos ainda esta distante.As medias escondem problemas pontuais em diversos municipios brasileiros.
OS municipios tem um papel fundamental para o cumprimento dos ODM,principalmente, porque tem proximidade com o cidadao e é no municipio que a cidadania é fortalecida.
O BRasil,como um todo,so atingira as  metas se as prefeituras participarem ativamente desse processo,em conjuntos com o Governo federal,estadual e sociedade civil.
As prefeituras,certamente,ja desenvolvem programas  que geram impacto positivo sobre os ODM,e ja implantam programas em conjunto com o Governo Federal.Municipalizar significa criar politicas,programas e açoes nos municipios envolvendo os governos locais e a sociedade civil para cumprir as metas do milenio.
A municipalização dos ODM ja esta sendo feito por muitos gestores e gestoras,mas pode avançar.
Em resumo,municipalizar é :
  • permitir que os governos locais assumam papel de protagonistas dos ODM;
  • adequar as politicas publicas ja implantadas pelas prefeituras  aos ODM;
  • criar novas iniciativas que visem atingir as metas estabelecidas.
A reuniao no dia 25 de maio de 2012 apresentou e instituiu o Comite Regional .Nesta reuniao de ontem o Sr.Laurêncio João Körbes,Assessor de Projetos Especiais – ODM,Secretaria-Geral da Presidência da República,assessor da Secretaria Geral da Presidencia da Republica iniciou a reuniao explicando a continuidade  dos objetivos do Desenvolviemnto do Milenio-Nos podemos e os Objetivos de Desenvolvimento do Milenio"- ...."O Brasil,desde 2004 tem empenhado nos trabalhos , os ODM.Se separarmos percebemos as diferenças e particularidades em cada municipio .È preciso ter foco em cada regiao-È preciso localizar-Fazer trabalhos locais-para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milenio".
Em seguida a PRof.Diva da PAz iniciou os trabalhos ...
A missao do NUCLEO AMVI -ODM tem como missao Mobilizar e articular empresas,governos e comunidade na execução de projetos que contribuam,m  para o alcance  dos Objetivos de Desenvolvimetno do Milenio -ODM buscando a melhoria da qualidade de vida da regiao .Minas Gerais tem 12 mesoregiao.No caso especifico do vale do Itapecerica consiste em 25 municipios da regiao centntro Oeste de Minas Gerais.
A Srª Diva ponderou a necessidade de criar projetos que contribuam com os ODM,de ter um Nucelo com representantividade,e quem sabe nao criar o Premio ODM no nosso municipio?

A Visao do Nucleo Regional é reconhecido por sua contribuiçao na melhoria de qualidade de vida .
POr onde começar?
  • Nucleo articulador
  • interessados
  • informaçoes
  • dialogo
  • parcerias
  • projetos
Apos detalhar sobre os indicadores e perfil dos municipios presentes com as informaçoes do 
site WWW.portalodm.org.br  que sao encontradas as posições de todos os municípios do Brasil em relação ao alcance dos Objetivos do Milênio foi constituido o COmite Regional quanto a organização da seguinte maneira;
Secretaria Executiva;
Coordenação:Conceição -AMVI
Suplente:Mario da Silva OLiveira-ARCOS
Secretaria: Helcia Viriato Teixeira e Guilherme Henrique Rodrigues Rocha
Comunicação:Adriana Eva e Joao Luiz Amorim
Permanecera esta composiçao atedezembro de 2012,quando realizara nova eleiçao da Secretaria Executiva.

Será realizado reunioes mensais,sempre na segunda terça-feira do  mes na AMVI das 08:00 as 12:00 horas.
Sera criado um email especifico do Nucleo Regional e na revista da AMVI tera um espçao de divulgaçao do ODM e do Nucleo.
Foi informado que no que se refere as capacitaçoes podera buscar curso a distancia gratuito no endereço http://www.sesipr.org.br/ead/.
No que se refere a sensibilizaçao sera continua e sistematica junto aos municipios e sob a responsabilidade do NUcleo e da AMVI bem como a Secretaria Geral da Presidencia.
Informar por email aos Prefeitos se o seu muncipio compareceu ou nao compareceu na reuniao do Nucleo.
Criar uma tabela com presença e com indices ODM.
Os integrantes do Nucleo durante o periodo eleitoral, pela dificuldade de mobilizaçao e articulaçao nos respectivos municipios ira realizar  uma sistematizaçao das informaçoes da regiao do Vale do Itapecerica,bem como analisara os dados referentes a cada muncipio.
Em outubro apos as eleiçoes vamos organizar uma apresentaçao padronizada para apresentaçao em novembro na reuniao ordinaria da AMVI ,inclusive para os prefeitos eleitos.
Foi discutido ainda a necessidade de realizar um Evento de grande porte ainda neste respectivo ano,bem como realizar reunioes setoriais a exemplo com secretarios de saude para apresentaçao ODM,e apresentaçao ODM na URCMAS,entre outros setoriais.
Foi informado a metodologia dos CIRCULOS DE DIALOGOS e solicitado a definiçao de data e realizaçao de pelo menos 3 CIRCULOS em cidades distintas.
No que se refere aos NUcleos Municipais foi estipulado a meta de dez Nucleos ate dezembro de 2012.
Sonia DINiz da Sala Verde-Educação sera a representante do Comite de Divinopolis e o Toninho da FIEMG o seu respecito suplente.
A proxima reuniao que acontecera na segunda semana de agosto devera:
Todos os integrantes do Nucleo compreendendo e cohecendo os indicadores ODM do seu municipipio e  da nossa regiao-Vale do Itapecerica.
Discutir KIT MObilização-Criaçao de folheto-Ficha Adesao-Agenda de compromisso
Criar email e inserir espaço na pagina da INternet para divulgaçao
Apresentar projeto de gastos para a execuçao dos eventos e formaçao dos comites ´para apresentaçao junto a Secretaria Geral da Presidencia
Inserir umNucleo de Captaçao de Recursos
Definir datas dos circulos de dialogo em tres cidades
Definir Evento ODM
Organizar dados ODM Vale Itapecerica




0 comentários: