2º Encontro Municipal dos Beneficiários BPC na Escola

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Este é, de fato, um momento em que nós fazemos uma reflexão sobre as perspectivas e desafios. Um dos programas nos quais o município se orgulha é o BPC na Escola, que reconhece a igualdade de cidadania para as pessoas com deficiência. O BPC na Escola defende a acessibilidade e ao fazê-lo não é só acessibilidade física, que é muito importante, mas acessibilidade a todos os serviços públicos, a todos os serviços que estão disponíveis neste município, que têm de ser, sim, adaptados Às necessidades das pessoas com deficiência. As deficiências não devem ser limitadoras da qualidade de vida e do acesso aos serviços públicos, ao lazer, ao direito de ir e vir, ao trabalho, a escola e a uma vida plena. Nós estamos engajados em mudanças, tanto no trabalho de conscientização junto à sociedade, em relação às pessoas com deficiência, mas também na oferta de ações de políticas, de instrumentos e ações para reduzir os obstáculos que excluem ou limitam o convívio e a ascensão social dos cidadãos com deficiência. O objetivo da Prefeitura Municipal é promover a inclusão social e autonomia da pessoa com deficiência eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços e a inserção e permanência na escola. Todos esses fatores, e ao mesmo tempo a certeza e a urgência de que era necessário agir para assegurar cada vez mais oportunidades iguais - ou para buscar cada vez mais oportunidades iguais, que, há mais ou menos um ano – em dezembro do ano passado -, nós realizamos o I Encontro dos Beneficiários do BPC na Escola –que foi belíssimo. Chegamos aqui ao final de 2014 com um conjunto de ações concretas para a continuidade da inclusão de todos. Muitas vezes, as nossas crianças e adolescentes com deficiência estão fora das salas de aula porque não há transporte disponível adequado ou porque tem outras limitações que impedem elas de freqüentarem ou permanecerem na escola. Nós realizamos um levantamento, aqui todos devem ter recebidos os nossos profissionais em suas residências, afinal foram 392 questionários aplicados e foram identificadas as barreiras que impedem ou dificultam a permanência e freqüência na escola. A partir deste levantamento foi constituído um comitê gestor com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação, Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Saúde para discutirem, articularem e elaborarem um plano com as metas a serem alcançadas visando à eliminação destas barreiras. O principal objetivo do BPC na Escola é criar condições para que as crianças e os adolescentes com deficiência estejam nas escolas. As reformas das escolas já tiveram início, porque nós sabemos que as salas de aula precisam estar adaptadas para as crianças com deficiência, rampas para acesso, salas de aula, livros em Braille. Apenas para dar alguns exemplos; Duas pessoas com deficiência auditiva com ponto FM no qual conseguem assistir as aulas. Dois profissionais, professores,que atendem no domicilio,é o professor em casa. Duas pessoas com deficiência visual, no qual os professores acompanham na escola com Braille. São 272 matrículas distribuídas em 22 salas recursos. Nesse sentido nós já adquirimos um veículo adaptados para transporte escolar. E, no transporte coletivo, nós adquirimos uma frota com acessibilidade, eles estarão disponíveis para transportar os nossos estudantes. A Prefeitura Municipal está trabalhando com que nós tenhamos cada vez mais garantias de direitos, e cada vez mais instrumentos para viabilizar o que é essencial: oportunidades iguais.

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