Número de novas infecções pelo HIV ainda é inaceitavelmente elevado, 2,3 milhões em 2012

quinta-feira, 12 de junho de 2014


Número de novas infecções pelo HIV ainda é inaceitavelmente elevado, 2,3 milhões em 2012
Foto: IRIN/Mujahid Safodien
“O número de novas infecções pelo HIV ainda é inaceitavelmente elevado: foram cerca de 2,3 milhões em 2012. E mais da metade das pessoas com o vírus não tem acesso ao tratamento antirretroviral”, disse o presidente da Assembleia Geral da ONU, John Ashe, em reunião realizada anualmente pelo órgão para avaliar os progressos na luta contra o HIV/aids.
No encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (6) em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentou o relatório, “Rumo ao fim da epidemia da aids: atendendo as metas de 2015 e planejando para o período pós-2015“, faz um balanço dos progressos realizados na implementação dos objetivos definidos na Declaração Política da Assembleia Geral das ONU de 2011 sobre o HIV e a aids.
“O objetivo de acabar com a aids continua sendo um grande desafio”, disse Ban. “Com o compromisso permanente dos países-membros, juntamente com o trabalho do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS) e todo o sistema das Nações Unidas, temos a capacidade de entregar um grande presente para o mundo: acabar com a aids através de um compromisso compartilhado sem novas infecções por HIV, sem discriminação e sem mortes relacionadas com o vírus”.
“Com a continuação do compromisso político, o investimento e a inovação, podemos fazer grandes progressos para acabar com a aids e dar um passo gigante para a criação de uma comunidade mais saudável e próspera, vivendo em um planeta sustentável”, disse Ashe, enfatizando que a solidariedade global e os esforços conjuntos da comunidade internacional estão rendendo ganhos significativos contra a epidemia.
Fonte: ONU

0 comentários: