Discriminação é negação da igualdade de oportunidades e tratamento

sexta-feira, 16 de maio de 2014


“A discriminação é a negação da igualdade de oportunidades e tratamento”, disse a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, durante o seminário “O desenvolvimento sustentável das relações sociais de trabalho na perspectiva da equidade e não discriminação”, realizado em Salvador.
A diretora afirmou que a discriminação não só é um atentado aos direitos humanos e fundamentais no trabalho, como também um grande custo para as empresas e a sociedade.
Abramo destacou o desperdício de recursos, talentos e potencialidades humanas, com efeitos negativos na produtividade e competitividade das empresas e no desenvolvimento econômico das sociedades, geração de desigualdades profundas no acesso aos recursos econômicos, sociais, políticos e culturais e o impedimento do pleno exercício da cidadania e a debilitação da coesão social e da democracia como principais consequências da discriminação.
Ela afirmou que a discriminação se manifesta nas oportunidades de emprego, nos rendimentos obtidos por homens e mulheres, na jornada de trabalho e na conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar. Por isso, acrescentou, o tema ocupa um papel central na agenda da OIT.
Segundo a diretora, as empresas e organizações de empregadores e trabalhadores desempenham um papel-chave na luta contra a discriminação, com destaque para a negociação coletiva, políticas de responsabilidade social e promoção da diversidade nas empresas, ações voluntárias e não derivadas da legislação e instâncias e processos de diálogo social.
Fonte: ONU

0 comentários: