Apenas 4% das escolas da rede pública apresentam infraestrutura adequada

sexta-feira, 16 de maio de 2014


Apenas 4% das escolas da rede pública apresentam infraestrutura adequada
Foto: Ecodi
Embora nos últimos anos o Brasil tenha experimentado um aumento no acesso à energia elétrica e à internet em banda larga, as mudanças ainda estão longe de alcançar o ensino público, conforme os objetivos previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo uma pesquisa elaborada pelo movimento “Todos Pela Educação”, apenas 4,15% das escolas da rede pública nacional satisfazem todos os critérios básicos de uma infraestrutura adequada. O número representa apenas cerca de seis mil unidades das mais de 151 mil existentes no Brasil.
Segundo o levantamento, entre 2009 e 2013, houve um aumento de apenas 1,09 ponto percentual do número de escolas públicas com todos os requisitos adequados: água tratada e saneamento básico, energia elétrica, acesso à internet em banda larga de alta velocidade, acessibilidade para pessoas com deficiência, bibliotecas, espaços para práticas esportivas, acesso a bens culturais e à arte e equipamentos e laboratórios de ciências.
No escuro
Ainda que a eletricidade tenha alcançado um índice contundente, cerca de oito mil escolas do país ainda não têm luz elétrica. De acordo com uma análise dos dados do Censo da Educação 2013 feita pelo jornal O Globo, esse é o caso da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, do povoado Sambaíba, em Miguel Alves, a 116 quilômetros de Teresina. A unidade feita de taipas não tem banheiros. Suas paredes esburacadas facilitam a entrada de animais, como cabras e cães, durante as aulas. Trata-se de um caso extremo, mas comum nas áreas rurais do Brasil.
“Vários estudos já indicaram que a infraestrutura afeta o desempenho dos alunos”, afirma Alejandra Meraz Velasco, gerente da área técnica do movimento Todos Pela Educação. ”Não é que uma escrivaninha explica o quanto um aluno vai aprender. É que ela faz parte de uma infraestrutura básica que precisa existir para as crianças poderem estudar. Mais de 90% das escolas não têm laboratório de ciência. Temos capacidade de levar uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica para quase todos os municípios, mas não conseguimos ainda melhorar as nossas escolas.”
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, reconhece que são necessários maiores investimentos. Entretanto, afirmou que o governo federal tem conseguido reduzir os percentuais de unidades sem serviços básicos. “Os índices de escolas sem infraestrutura básica eram maiores há alguns anos”, diz.
Porcentagem de escolas do ensino público que satisfaz critérios de infraestrutura
Saneamento básico: 35,78%
Internet: 40,73%
Bibliotecas e quadras esportivas: menos de 30%
Eletricidade: 94,60%
Abastecimento de água: 70%
Fonte: Ecodi

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