Estudo mostra que jovens brasileiros estão preocupados com o peso

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pesquisa do IBGE feita com mais de 100 mil estudantes entre 13 e 15 anos, nas cinco regiões do país, mostra que os jovens estão muito preocupados com o peso. Segundo o estudo, 31% das meninas fazem regime e 21% dos meninos se preocupam em ganhar mais peso e músculos.
A busca pela forma ideal começa cada vez mais cedo. “A gente tem que seguir para ficar dentro dos padrões, é uma neura”, conta a estudante Kenny Gomes. “É coisa de estética mesmo, nem é por causa da saúde”, completa a jovem Tainá Fernanda.
Não há problema em se olhar no espelho e achar que o corpo poderia ser diferente, mas tornar o emagrecimento ou fortalecimento dos músculos uma obsessão só para se adequar à moda pode gerar problemas. Em vez de ganhos para a saúde, o efeito vai ser o inverso.
Entre as meninas, 6% chegam a provocar o vômito e tomam laxantes para perder peso. Hábitos que podem provocar doenças alimentares, como bulimia e anorexia, além de outras complicações. “O primeiro grande problema é uma fortíssima desnutrição, fator que pode interromper os ciclos menstruais e a ovulação. Pode provocar osteoporose, além de grandes problemas psicológicos”, alerta o endocrinologista Bruno Geloneze.
Entre os homens, o fortalecimento dos músculos pode ser impulsionado pelos anabolizantes. “Se a gente falar de um menino que ainda não entrou na puberdade e começa a usar anabolizante, ele vai acelerar esse processo e pode ter entre cinco a dez centímetros de altura a menos do que teria normalmente se não tivesse feito nada”, explica o endocrinologista.
O médico também alerta para o consumo exagerado de anabolizantes, que podem prejudicar o fígado e aumentar o risco de câncer de próstata.
Fonte: Jornal Hoje

0 comentários: