SNJ convida gestores de Juventude para encontro nacional em Brasília

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

14/08/2013
A Secretaria Nacional de Juventude realizará o I Encontro Nacional de Gestores de Juventude, em Brasília, no período de 28 a 30 de agosto. O encontro possibilitará a troca e o diálogo entre os gestores, nas três esferas de governo,  a fim de fortalecer as políticas públicas para o segmento. Segundo a SNJ, o evento ocorre em um momento especial, tendo em vista a sanção do Estatuto da Juventude em 5 de agosto. O documento consolida os marcos legais que institucionalizam a Política Nacional de Juventude, impondo novos desafios aos que atuam com a agenda juvenil.
As demandas  da juventude, que ao longo da década foram identificadas pelos inúmeros diagnósticos e vocalizadas pelos jovens em diferentes espaços de participação, encontram no Estatuto da Juventude sua base conceitual, legal e política, exigindo uma revisão das ações que estão sendo desenvolvidas para esse público.
Nesse contexto, a  Secretaria Nacional de Juventude quer amadurecer o debate sob os novos desafios,  uma vez que a Política Nacional de Juventude depende da atuação direta dos gestores estaduais e municipais, que são responsáveis pela formulação, articulação e execução das políticas locais. É importante ressaltar que essa agenda exige, ainda, uma articulação federativa, que favoreça o intercâmbio entre as regiões brasileira, além de um esforço conjunto para alinhar as iniciativas em uma estratégia nacional.
Durante o encontro serão apresentadas e debatidas as bases conceituais e metodológicas pelas quais a SNJ tem operado suas ações; uma discussão sobre o Estatuto e o Sistema Nacional de Juventude; além de um espaço para o fortalecimento dos fóruns nacionais de gestores estaduais e municipais. Com essa oportunidade, a Secretaria espera contribuir para estreitar os laços com os entes federados, o que contribuirá para os bons resultados desse novo ciclo que se inicia. Os gestores interessados no encontro devem preencher o formulário específico e enviar para o email juventude@presidencia.gov.br até o dia 22 de agosto.
Fonte: juventude.gov.br

0 comentários: