14% dos jovens que não procuram emprego não se qualificam

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Em um país onde os empresários reclamam de falta de profissionais para o mercado de trabalho, o desemprego entre jovens no Brasil é alto demais, está em 14% dos jovens na faixa dos 18 aos 24 anos.
E, além do fenômeno que define os jovens que nem trabalham, nem estudam, os 'nem-nem', há os que sequer procuram emprego.
A autora do estudo 'Os nem-nem-nem: exploração sobre um fenômeno pouco estudado', Joana Monteiro, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, diz que é um grupo fortemente composto de mulheres. "Na verdade, o grupo de jovens que não estuda, nem trabalha e nem procura emprego é 17% da população entre 18 e 24 anos. A gente está falando de quase quatro milhões de pessoas. E três quartos desse grupo é de mulheres, é muito um fenômeno feminino. E dessas mulheres, um grande percentual são as que têm filhos", explica Joana.
O coordenador de trabalho e rendimento do IBGE Cimar Azeredo atenta para um outro dado da pesquisa: a falta de interesse dos jovens de ter um qualificação profissional. "O fato que preocupa é que, desses 14% 'nem-nem-nem', nem um curso de inglês, nem um curso de qualificação estão fazendo. A pesquisa pergunta para toda a população de dez anos ou mais de idade se ela frequentou ou está frequentando um curso de qualificação profissional. É parte expressiva: 80% nunca frequentou, e o percentual dos que estão frequentando é baixo", diz Cimar.
Para Joana Monteiro, a razão de haver jovens 'nem-nem-nem' é a mistura de duas questões: do mercado de trabalho e do sistema educacional. "Sem dúvida, hoje em dia, um dos maiores desafios do Brasil é o sistema educacional. Do grupo de 19 a 24 anos, a média de anos de estudo é de dez anos. A gente levou muita gente para a escola, mas a qualidade desse ensino ainda é muito baixa", diz.
Fonte: Globo News

0 comentários: