Dez milhões de pessoas tiveram acesso a tratamento contra aids em 2012, registra ONU

segunda-feira, 15 de julho de 2013


Os números do ano passado representam o maior aumento de um ano para outro


Dez milhões de pessoas tiveram acesso a tratamento contra aids em 2012, registra ONU Cerca de 10 milhões de pessoas que vivem com HIV tiveram acesso ao tratamento antirretroviral em 2012, aponta relatório das Nações Unidas, no qual é constatado que ainda mais pessoas podem ser incluídas nesta estimativa caso um planejamento inteligente seja feito.
Os números do ano passado representam o maior aumento de um ano para outro, visto que o acesso ao tratamento antirretroviral aumentou em 1,6 milhão de 2011 para 2012, segundo o documento divulgado no domingo (30) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Novas diretrizes da OMS, emitidas juntamente com o relatório, recomendam que as pessoas que vivem com HIV iniciem a terapia antirretroviral mais cedo e, em alguns casos, imediatamente. Sob as tais diretrizes, cerca de 26 milhões de pessoas estarão agora elegíveis para terapia antirretroviral, o que significa 9,2 milhões de pessoas a mais em relação às orientações de 2010.
"Com quase 10 milhões de pessoas atualmente em terapia antirretroviral, vemos que tais perspectivas - impensáveis há poucos anos - agora podem abastecer o impulso necessário para empurrar a epidemia de HIV para um declínio irreversível", afirmou a diretora da OMS, Margaret Chan.
O desafio lançado pelas novas recomendações motivam países, doadores e parceiros na luta contra a aids por resultados ainda mais expressivos. Se as novas diretrizes forem implementadas, estima-se que evitarão 13,5 milhões de mortes e 19 milhões de novas infecções pelo HIV até 2025.

0 comentários: