Bolsa Família é um dos responsáveis pela redução da pobreza no Brasil, diz OIT

quarta-feira, 5 de junho de 2013



Em relatório sobre emprego no mundo, divulgado nessa segunda-feira (3), a Organização Internacional do Trabalho elogia o programa brasileiro de transferência de renda. Aumento do salário mínimo no país também é citado no documento
Brasília, 4 – O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do Brasil, foi citado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como um dos maiores responsáveis pela redução da pobreza no país, juntamente com o aumento do salário mínimo. Em seu Informe sobre Trabalho no Mundo em 2013 - Reparando o tecido econômico e social, divulgado nessa segunda-feira (3), a OIT destaca que, juntas, essas medidas têm impulsionado a economia brasileira.

O documento, que analisa a situação do mercado de trabalho no mundo cinco anos após o início da crise financeira, revela que, à medida que a economia global continua em lenta recuperação, a maioria dos países emergentes e em desenvolvimento experimenta um aumento do emprego e uma diminuição das desigualdades de renda em comparação com os países de alta renda.

No caso do Brasil, o relatório da OIT cita que “o país implementou ambiciosas políticas de trabalho e social, como o aumento do salário mínimo, extensão da proteção social (como o Bolsa Família) e ampliou os investimentos em saúde, educação e infraestrutura”.

O documento destaca que, entre as economias da América Latina que estão no grupo de rendimento médio superior, o crescimento do tamanho da classe média foi particularmente alta no Brasil – 16 pontos percentuais – entre 1999 e 2010. "Os níveis de pobreza também caíram consideravelmente", diz o texto.

0 comentários: