Aumento de oportunidades para mulheres e jovens é vital para o futuro das cidades, afirma ONU

quarta-feira, 5 de junho de 2013


“As mulheres são o principal motor do crescimento econômico”


Aumento de oportunidades para mulheres e jovens é vital para o futuro das cidades, afirma ONU
Com a projeção de que as mulheres se tornarão maioria entre os habitantes de áreas urbanas do mundo e chefes de família, a igualdade de gênero no mercado de trabalho, habitação, saúde e educação é vital para garantir a prosperidade das cidades, de acordo com estudo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT).
"As mulheres são o principal motor do crescimento econômico", afirma o Relatório Situação das Mulheres nas Cidades 2012/2013. "Enfrentar as barreiras da participação das mulheres nas cidades cria uma situação onde o potencial das mulheres é mais bem aproveitado, e as famílias, comunidades e governos também colhem os frutos."
Já segundoem o Relatório Situação da Juventude Urbana 2012/2013, apesar de o jovem ser "o bem mais importante da sociedade e um dinâmico recurso humano" - com 1,3 bilhão de pessoas entre 12 e 24 anos, a maioria vivendo em áreas urbanas - quase 5%, cerca de 515 milhões, vivem com menos de 2 dólares por dia.
"É fundamental o acesso à educação e a oportunidades para o aprimoramento de habilidades", diz o documento, destacando que a desigualdade entre jovens na vida urbana está diretamente relacionada com a desigualdade de oportunidades na vida adulta. O estudo pede políticas que incluam o investimento na infraestrutura econômica, incentivos fiscais, treinamento vocacional e regulamentos que visam a um mercado de trabalho mais equitativo.
Para acessar o Relatório Situação das Mulheres nas Cidades 2012/2013, clique aqui. Para ler o Relatório Situação da Juventude Urbana 2012/2013, clique aqui.

0 comentários: