Prêmio Jovens Inspiradores 2013 abre inscrições

quinta-feira, 25 de abril de 2013





Jovens que acreditam que podem fazer a diferença têm até o dia 2 agosto para se inscrever na 2ª edição do Prêmio Jovens Inspiradores, promovido por VEJA.com em parceria com a Fundação Estudar. O objetivo do concurso é identificar e encorajar jovens universitários e profissionais graduados de 16 a 34 anos de idade com espírito de liderança e potencial para assumir postos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil. Os vencedores da competição ganham bolsas de estudo no exterior e um ano de orientação profissional (mentoring) com nomes de destaque do meio empresarial e político.



Para participar, é preciso preencher uma ficha on-line na página do prêmio informando dados pessoais e acadêmicos. Por meio dessas informações, serão selecionados os candidatos para a etapa seguinte, que consiste em um questionário com perguntas dissertativas e de múltipla escolha, além de um vídeo de até um minuto em que os participantes devem responder às seguintes questões: "Qual impacto você quer causar no Brasil? O que você está fazendo para chegar lá?".



Uma comissão - formada por no mínimo nove pessoas ligadas à organização do prêmio - vai selecionar os 25 semifinalistas, que participarão de uma oficina em São Paulo. Dez deles passarão à fase final, em que participarão da gravação de vídeos e entrevistas sobre a sua rotina no trabalho, na faculdade e em casa. Todos os finalistas ganharão um certificado e uma vaga em programa de formação de lideranças da Fundação Estudar.



Pela internet, os leitores de VEJA.com poderão assistir aos vídeos dos finalistas e eleger o seu favorito, que receberá o Troféu Prêmio Voto Popular. À banca examinadora, em cerimônia em São Paulo, caberá apontar os três grandes vencedores do prêmio, que ganharão uma bolsa de estudos no exterior no valor de até 30 mil reais, um ano de mentoring, um troféu e o direito de participar da comunidade da Fundação Estudar.



Ganhadores de 2012 – A primeira edição do prêmio revelou talentos que já estão fazendo a diferença. A alagoana Larissa Maranhão, de 18 anos, é um exemplo: ela entrou para um seleto grupo de seis brasileiros que irão estudar na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a partir de agosto.



A estudante mantém um blog chamado Enem Red, em que sugere temas para dissertação e corrige redações de estudantes. Para ela, a participação no Jovens Inspiradores foi determinante para o ingresso em Harvard: "A premiação deu visibilidade ao Enem Red e me permitiu conhecer pessoas que me inspiraram a levar minhas ideias adiante".



O Jovens Inspiradores também premiou outros três jovens que estão se destacando em suas áreas de conhecimento. São eles: Miguel Andorffy, um gaúcho que segue os passos do americano Salman Khan e leva videoaulas dematemáticas ao YouTube; Paulo Orenstein, carioca que pretende criar um Facebook de ONGs para potencializar iniciativas do 3º setor; e Roger Koeppl, de São Paulo, e que trabalha para introduzir em cooperativas conceitos de eficiência da iniciativa privada.



Fonte: Veja

0 comentários: