Governo avança na formação de jovens do 'Brasil sem Miséria'

segunda-feira, 15 de abril de 2013



A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (15), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o Pronatec avança na formação de jovens e trabalhadores do Brasil sem Miséria, com o objetivo de garantir a inclusão dessas pessoas e de formar a "mão de obra que o Brasil vai precisar".
Segundo Dilma, do total de 8 milhões de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (que foi lançado há um ano e meio), um milhão de vagas foi reservado para a população beneficiada pelo programa Brasil sem Miséria. Ainda de acordo com a presidente, o “Pronatec é um programa importantíssimo, porque ele amplia o acesso dos jovens que fazem ensino médio ao ensino técnico, que é fornecido pelas escolas técnicas do tipo Senai e Senac, mas também por escolas técnicas do governo federal e os institutos federais de tecnologia”.
Dilma também afirmou que o Pronatec “já matriculou 2,8 milhões de jovens e trabalhadores em cursos técnicos e de qualificação profissional", e que isso estimula a economia e o aprendizado do país,  especializando a mão de obra e e aumentando a competitividade nas empresas.
“Nós queremos que o crescimento do nosso país seja um crescimento que inclua todos os brasileiros, que dê oportunidades de emprego para todos, inclusive, para aqueles que sempre tiveram dificuldade de conseguir um emprego melhor porque não tinham a formação adequada e, por isso, não conseguiam um emprego com carteira assinada. Quanto mais qualificados eles forem, mais oportunidades terão para conseguir um trabalho e melhorar sua renda”, salientou Dilma.
Formatura
A presidente Dilma participou na última sexta-feira (12) da formatura de alunos do Pronatec em Porto Alegre (RS). Ao todo, 2.223 pessoas se formaram e foram inscritas no Cadastro Único do governo. Os alunos se especializaram dentre 60 tipos de cursos, como o de torneiro mecânico, pedreiro, manutenção de computadores, eletricista predial, azulejista, ferreiro armador e soldador.
Fonte: G1

0 comentários: