O Vale do Itapecerica mobiliza-se pelos Objetivos do Milênio e comemora a criação de oito Núcleos Municipais

sexta-feira, 15 de março de 2013





Oito Núcleos Municipais dos Objetivos do Milênio já foram criados no Vale do Itapecerica/MG, nas cidades de Araújo, Arcos, Cláudio, Divinópolis, Igaratinga, Itapecerica, Pains e Pedra do Indaiá. Os resultados foram alcançados nesta sexta-feira (8/3) durante o Seminário de Municipalização dos ODM realizado em Divinópolis/MG.





O encontro, realizado em parceria pela Secretaria-Geral da Presidência da República, PNUD, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), reuniu dezenas de participantes entre prefeitos, secretários e assessores, representantes de entidades da sociedade civil, ONGs, técnicos, especialistas e empresários.



O Seminário foi aberto com uma mensagem de boas-vindas do presidente da AMVI e prefeito de Igaratinga, Fábio Alves Fonseca, que se comprometeu a envidar esforços para que todos os 25 municípios associados à AMVI venham a constituir seus Núcleos. O governo de Minas Gerais foi representado pelo assessor da Assessoria de Articulação, Parceria e Articulação Social, Antônio Claret, e pela subsecretária de Desenvolvimento Regional, Beatriz Morais Corrêa. Em suas palestras, ambos enfatizaram a iniciativa do governo mineiro de repactuar os ODM, incluindo no debate um nono compromisso, que diz respeito à segurança, como um importante elemento para o alcance de qualidade de vida.



Representando a Secretaria-Geral da Presidência da República, o secretário nacional de Relações Político-Sociais, Wagner Caetano, aprofundou o debate sobre a estratégia da ação localizada, que a ONU enfatiza como fundamental para que os benefícios alcancem a todos. Wagner afirmou que a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, integrada à Agenda de Compromissos do Governo Federal, é um desafio que já está sendo alcançado no Vale do Itapecerica. O assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laurêncio Körbes destacou o amadurecimento do Núcleo Regional ODM da região do Vale do Itapecerica, criado há dez meses, e os resultados já obtidos, como a adesão de prefeitos à Agenda de Compromissos e a criação dos primeiros Núcleos Municipais de ODM na região, que serão treinados para atuar em suas cidades.



O ex-prefeito de Ubiratã/PR, Fábio de Oliveira D’Alécio, falou sobre as práticas da municipalização dos ODM desenvolvidas durante o seu segundo mandato. O Núcleo Estadual ODM de Minas Gerais foi representado por Girlene Reis de Oliveira, articuladora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) na região Sudeste do Brasil. Ela expôs o tema da organização interna e as estratégias de ação do MNCS, para que todos os municípios pudessem desenvolver ações de melhoria dos indicadores.

0 comentários: