Ministro Gilberto Carvalho diz que transparência e participação social são fundamentais para o Estado

segunda-feira, 18 de março de 2013



Durante o encerramento do seminário Diálogos Governo e Sociedade Civil – OGP, realizado na manhã desta sexta-feira (15/3) em Brasília, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou que a participação social e a transparência são processos irreversíveis. Segundo ele, a mudança de paradigma não acontece de um dia para outro - pois depende de uma mudança de cultura - mas é fundamental para aprimorar a ação do Estado.
15.03.2013 - Ministro Gilberto Carvalho diz que transparência e participação social são fundamentais para o Estado
Foto: Divulgação/CGU
Em seu discurso, Gilberto Carvalho citou as iniciativas do governo federal para fomentar a transparência e a participação da sociedade civil, tais como a implementação da Lei de Acesso à Informação, a Comissão da Verdade e as conferências nacionais. Para o ministro, a adoção de medidas para um governo aberto tem que ser uma tarefa contínua. “Não pode ser episódica e nem depender de um ou outro governo”, afirmou ele.
O ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, destacou a parceria de diversos órgãos do governo para a realização do seminário. “Sem a decisão política do governo federal, sem o suporte tecnológico dos Ministérios do Planejamento e das Comunicações, sem o apoio da Secretaria-Geral e a participação da sociedade, nada disso seria possível”. De acordo com Hage, o próximo passo é avaliar as propostas apresentadas no seminário. “O nosso compromisso é aproveitar ao máximo as propostas da sociedade”. O ministro também elencou alguns desafios daqui para frente, tais como a implementação da Lei de Acesso à Informação nos estados e municípios, o aprimoramento do processo de consulta à sociedade civil e a melhoria do acesso à informação, facilitando a busca e o entendimento dos dados disponíveis.
Open Government Partnership (OGP) - As propostas formuladas no seminário “Diálogos Governo e Sociedade Civil – OGP”, serão somadas às 15 já definidas durante o Diálogo Virtual, totalizando 30 propostas que serão encaminhadas aos Ministérios, para que se pronunciem a respeito de sua incorporação ao Plano de Ação Brasileiro sobre Governo Aberto. A OGP é uma iniciativa que visa assegurar compromissos para a promoção da transparência, o aumento da participação dos cidadãos, o combate à corrupção e o incentivo ao acesso a informações públicas. Os países participantes devem endossar uma Declaração de Princípios em Governo Aberto, apresentar um plano de ação nacional formulado com base em consulta pública e comprometer-se com uma avaliação do Mecanismo de Avaliação Independente da OGP sobre os progressos realizados

0 comentários: