Referenciamento do ProJovem Adolescente 2013, tire suas dúvidas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013



Muitos municípios estão com dúvidas solicitando informações de gestão para o ano de 2013. Seguem algumas orientações a partir das maiores dúvidas. Caso tenham alguma nova questão, sintam-se a vontade para perguntar.
Questões:
a)      Quando o município não
possui a senha de acesso ao Sisjovem ou a senha não permite acesso: esta demanda é administrada pelo Departamento de Gestão do SUAS – DGSUAS. A Central de Relacionamentos através do  0800 707 2003 está com uma equipe habilitada para fazer os cadastros e atribuir as senhas aos gestores municipais durante a ligação Outro caminho é através do e-mail rede.suas@mds.gov.br.
b)      A gestão do PJA através do Sisjovem: valem a mesmas regras da Portaria 848/2010, com algumas observações.
1.       Todos os coletivos do Referenciamento 2013 possuem data de inicio previsto para janeiro/2013, os município tem o prazo máximo de cinco meses para realizar a vinculação dos adolescentes caracterizando o início das atividades. Nos meses de janeiro e fevereiro serão transferidos os recursos do cofinanciamento federal independente da data da vinculação de adolescente. A partir do mês de março os recursos serão pagos mediante o envio obrigatório das frequências dos adolescentes já vinculados no Sisjovem. Após o quinto mês, se o município não cadastrar coletivo ou vincular adolescente, o coletivo será automaticamente cancelado no Sisjovem.
2.       Data de Inicio Efetivo (DIE): o sistema irá criar uma data de início efetivo de acordo com o período de vinculação dos adolescente. Para gerar DIE para fevereiro (02/2013) a vinculação de adolescente deverá ocorrer no intervalo de 11/01 a 10/02; para gerar DIE para março (03/2013) a vinculação deverá ocorrer entre os dias 11/02 a 10/03 e assim sucessivamente até o quinto mês. Sendo sempre o dia 10 de cada mês a data limite para que o sistema crie o DIE correspondente àquele mês.
3.       O caminho no Sisjovem para iniciar os procedimento de cadastro e vinculação é: MENU => COLETIVOS = GERENCIAR.  Não existe outro caminho. Será necessário clicar no ícone ao final da linha do coletivo (incluir/alterar dados complementares do coletivos), realizar o cadastro das informações do CRAS e Salvar, nesse momento a aba de vinculação dos adolescente é habilitada.
4.       Vinculação de Adolescente: o município deverá preencher as informações relativas aos adolescentes para pesquisa, se as informações do adolescente não aparecerem, mesmo ele estando no Cadúnico, o município deverá vinculá-lo através do Cadastro Provisório. Por que? Porque as informações do Cadúnico não estão atualizadas no Sisjovem, as atualizações foram paralisadas desde a implantação da Versão 7 do Cadúnico, que impossibilitou o processo, ou seja, desde de outubro de 2010. Diante disso, não estará sendo cobrado ao município a efetivação dos adolescente e o limite mínimo de adolescente em cadastro provisório. Caso a questão não seja resolvida no âmbito do MDS, o adolescente permanecerá no Cadastro Provisório sem que ocorra prejuízo ao município, mesmo que o Sisjovem cobre a pendência da efetivação dos adolescente, será apenas uma mensagem do sistema, sem efeito. 
5.       A data de término das atividades para os coletivos do Referenciamento 2013 é 31/12/2013. No Sisjovem consta 31/12/2014, já estão providenciando correção da informação que poderá levar algumas semanas para finalização.
6.       Na página da internet do MDS tem alguns vídeo aulas com os seguintes temas: Acessando o Sistema, Cadastrando Coletivos, Adicionar Jovem e Vincular Jovens. Divulguem aos municípios: www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas/sisjovem/video-aulas
7.       Os municípios que ainda não responderam os questionário de atividades do ciclos e não enviaram as frequência do ano passado, ainda podem fazê-lo e fazer jus ao cofinanciamento. O prazo limite é 31/03/2013 para o mês de dezembro/12.
c)       Expansão do PJA: Não haverá expansão do PJA aos município que não o possuem, a única possibilidade de receber cofinanciamento para os serviços de adolescente poderá ocorrer quando da aprovação do Reordenamento do SCFV, em andamento.
d)      Metodologia do PJA: os municípios tem a liberdade para fazer as opções metodológicas dos Ciclos I e II no intervalo de execução do serviço, respeitando a data limite de término em 31/12/2013.
e)      Na página da internet do MDS podemos encontrar diversos materiais que contribuem na formação do técnico do município para gestão do Projovem Adolescente, o endereço é www.mds.gov.br, com dois caminhos para obtenção de informações:
www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/servicos/projovem
www.mds.gov.br/assistenciasocial/sou-gestor-de-assistencia-social/projovem-adolescente

0 comentários: