Estudo revela que ensino universitário melhora qualidade

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Houve evolução na qualidade da educação superior brasileira nos últimos anos, de acordo com estudo do Ministério da Educação (MEC), divulgado na última quinta-feira (6) e que avaliou 2,1 mil instituições. A proporção das universidades, faculdades e centros universitários avaliados que tiveram conceito 3, considerado satisfatório, passou de 44,4% em 2008 para 50,6%, em 2011. 
Esses resultados compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições. “[Neste período] cai o número de instituições que estavam no nível 1, e cai fortemente o número de instituições que estavam em nível 2, o que é um ótimo indicador”, analisou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC) inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.
Tributos -  As instituições particulares de ensino poderão converter até 90% das dívidas tributárias federais em bolsas de estudo, ao longo de 15 anos, e assim reduzir o pagamento em espécie a 10% do total devido. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (ProIes), criado pela Lei 12.688/2012, visa ampliar a oferta de educação superior e, ao mesmo tempo, a recuperação de créditos tributários. 
De acordo com a portaria normativa 26, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (6), as entidades poderão ofertar apenas bolsas integrais, em cursos presenciais com conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do MEC. As instituições também deverão aderir ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.
As bolsas do ProIes devem ser ofertadas à ampla concorrência e limitadas ao número de vagas autorizadas constantes do Cadastro e-MEC. As bolsas só poderão ser oferecidas pelo Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni). As bolsas do ProUni não são contabilizadas para fins de isenção fiscal.
A seleção dos bolsistas do ProIes será feita exclusivamente com base nas notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar do ProIes, o candidato deve ser brasileiro, não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo e atender aos critérios de elegibilidade às bolsas do ProUni. 
Cursos com conceito elevado também aumentam - No Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente, houve um aumento dos níveis considerados satisfatórios, entre 2008 e 2011, segundo estudo do MEC. “A curva toda se desloca em direção à melhora na qualidade. A proporção de escolas no conceito 3, passou de 33% para 41,8%; no conceito 4, foi de 11,9% para 26,1%; e no 5, de 1,7% para 2,7%. Há uma série de medidas que estão surtindo efeito”, avaliou o ministro Aloizio Mercadante.
O desempenho dos estudantes conta 55% da nota do CPC (veja gráfico), enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% (cada) da nota. Foram avaliados no ano passado 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como os cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, pertencentes a 1.387 instituições de ensino superior.
O resultado do CPC 2011 considerou 4.403 universidades - sendo 2.642 públicas e 1.761 privadas - além de 2.245 faculdades e 928 centros universitários. Atualmente, 53,9% das matrículas do ensino superior estão nas universidades, 30,9% nas faculdades e 13,7% nos centros universitários.
 
Fonte: Boletim Em Questão

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