O Restaurante Popular de Divinópolis foi aprovado em 2005,através do Oficio
MDS Nº. 1581/2005 e o Secretário Nacional de Juventude do Governo Lula Beto Cury foi fundamental na intermediação junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome-MDS.Daí no dia 20 de junho de 2008 foi inaugurado este importante equipamento urbano de segurança alimentar e nutricional,na sua inauguração contou com uma multidão e estavam presentes o Ministro de Desenvolvimento Social e Combate a Fome-MDS do Governo Lula,Patrus Ananias acompanhado do Secretário Nacional da Juventude do Governo Lula Beto Cury ,e o Prefeito Municipal Demétrius com isso garantiram para a cidade uma alimentação sadia e de baixo custo aos que necessitam realizar refeições fora de seu domicílio.
O Restaurante Popular tornou também pólo gerador de emprego e renda, pois nesta mesma época Divinópolis,através da intermediação de Beto Cury junto ao MDS o nosso municipio foi contemplado com o PAA- Programa de Aquisição de Alimentos,priorizando a compra de gêneros alimentícios produzidos na própria região, com entrega direta no local, como forma de reduzir custos e garantir qualidade e geração de renda aos agricultores locais.
O público beneficiário do Restaurante Popular são pessoas de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.O Restaurante Popular fornece 1400 refeições diariamente.
O Governo Federal repassou para o município de Divinópolis através de convênios para o Restaurante Popular um valor acumulado até 2012 de R$ 1.718.918,88 e para o Programa de Aquisicão de Alimentos -PAA-"Compra Direta" o valor do convênio vigente é de R$ 1.543.050,00.
Idealmente, esse conjunto de políticas deveria convergir para um sistema local de segurança alimentar que garantisse o abastecimento em todas as fases(produção, distribuição, comercialização e consumo), articulando-o com a educação nutricional e para o consumo.
0 comentários:
Postar um comentário