Beto Cury é homenageado Organização Ibero Americana de Juventude- OIJ em Brasília –

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Beto foi o responsável pela condução do processo de adesão a OIJ tanto na Casa Civil-Itamaraty bem como no Congresso Nacional na sensibilização junto aos parlamentares para a aprovação do pedido de adesão do Brasil a OIJ.

O Brasil aderiu a OIJ com autorização do Congresso Nacional em agosto de 2010, apesar de manter relações políticos institucionais desde 2005 com a criação da Secretaria Nacional da Juventude.A adesão do Brasil representou uma vitória para a Política Nacional de Juventude, já que esta exige que o Brasil mantenha intercâmbio com outros países e participe dos debates internacionais sobre o tema.

A Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), órgão que envolve Portugal, Espanha e países da América Latina. A OIJ é a única instituição no mundo de cooperação multilateral entre os países que tratam do tema juventude. Tem o objetivo de fortalecer e coordenar estruturas governamentais destinadas aos jovens, bem como instituições e setores que tratam de políticas voltadas para o segmento. A Sede esta na cidade de Madri e é ligada a OEI- Organização dos Estados Ibero-americanos e vinculada a ONU.

São 21 países que integram a OIJ Portugal e Espanha e 19 países da America Latina; Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Colombia, Venenzuela, Bolivia, Equador, Chile, Republica Dominicana, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México e Cuba.

Hoje o Brasil ocupa a vice-presidência do Conselho Diretivo da Entidade desde dezembro de 2010. A participação do Brasil na mesa diretora da OIJ revelou a força da política nacional de juventude do governo brasileiro com Beto Cury à frente da Secretaria Nacional Juventude.

A Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ) realizou, em Brasília, a 3ª reunião do Comitê de Especialistas da Convenção Ibero-Americana de Direitos da Juventude e reuniu com a Frente Parlamentar de Juventude, na Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira (8) onde eles homenagearam Beto Cury .

Estavam presentes na mesa Alejo Ramirez - Secretario Geral OIJ,Severine Macedo- Secretaria Nacional Juventude e Ministro Silvio Albuquerque- Divisao de temas sociais do Ministério de Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) e um público composto por parlamentares da Câmara e do Senado, conselheiros de juventude, gestores estaduais e representantes de movimentos sociais

A homenagem se faz pelo reconhecimento do esforço de Beto Cury quando estava a frente da Secretaria Nacional Juventude e as suas articulações para consolidar no Brasil uma política de juventude que seja capaz de assegurar plenamente os direitos dos jovens,criando oportunidades para que estes exerçam, na prática, o papel de protagonistas nos projetos prioritários do país.

... “ A Organização Ibero Americana de Juventude- OIJ por mandato expresso do seu conselho diretivo composto por Republicana Dominicana,Brasil,Argentina,El Salvador ,México e Espanha tem a honra de distinguir do Senhor Beto Cury pelos notáveis avanços em matéria de Políticas Publicas de Juventude alcançado no Brasil e permanente compromisso com a nossa instituição bem como os 150 milhões de jovens ibero-americanos...”

0 comentários: