Fórum “Diálogo Nacional” vai discutir políticas de juventude no Brasil

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Na próxima sexta-feira (21/01), as principais organizações e movimentos juvenis brasileiros estarão reunidos na 4ª edição do Diálogo Nacional de Organizações e Movimentos Juvenis. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. Acontecerá, das 9h às 18h, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo, cidade do Rio de Janeiro/RJ, em conjunto com a 7ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O encontro pretende, entre outras pautas, fortalecer a relação com a sociedade civil em torno da discussão e implementação das Políticas Públicas de Juventude (PPJs). A intenção é amadurecer uma opinião coletiva e divulgá-la à sociedade através de uma carta aberta.

Conferência Nacional de Juventude

Outros objetivos do encontro são discutir a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizar um balanço das políticas públicas de juventude e debater nesse contexto os desafios para os movimentos e organizações juvenis.

A programação do evento foi estabelecida em dois grandes eixos: a partir das 9h o tema será Balanço das Políticas Públicas de Juventude e, às 13h, o debate abordará Perspectivas para as Políticas Públicas de Juventude. Às 20h, a sugestão é uma programação cultural em conjunto com a 7 ª Bienal de Arte e Cultura da UNE.

Para Gabriel Medina, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o grande mérito deste evento é se constituir como um espaço autônomo da sociedade civil, momento no qual as juventudes organizadas unificam uma pauta política e articulam conjuntamente algumas ações.

Medina defende a conjuntura atual como um espaço privilegiado para iniciar um novo ciclo na Política Nacional de Juventude. “É a hora de apresentarmos nossas expectativas e anseios para o novo governo e organizar um calendário de lutas para garantir que a juventude se consolide a cada dia como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento soberano do Brasil”, afirmou.

Atualização

Em 2004, Brasília (DF) sediou a primeira edição do Diálogo Nacional. Desde então, em um intervalo de aproximadamente dois anos, o fórum atualiza as discussões a respeito das políticas públicas de juventude, incluindo os mais diversos segmentos neste debate.

As 2ª e 3ª edições do encontro aconteceram nas cidades de São Paulo e Salvador, respectivamente. Cada passo na implementação de políticas de juventude no Brasil foi acompanhado e analisado pelo grupo que, ao final de cada etapa, divulgou sua opinião através de documentos assinados por todas os organizações que participaram do evento.

Esta edição será coordenada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), e Coordenadoria da Juventude Cidadã da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Conjuve

0 comentários: