Brasília já está praticamente pronta para a posse de Dilma Rousseff

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

, que acontece no sábado (1). A cidade está cheia de visitantes, inclusive do exterior, e de profissionais da imprensa. O movimento no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistcheck é intenso. Taxistas e a rede hoteleira se mostram otimistas com a circulação dos turistas.

Durante todo o dia, as pessoas que vieram ao Distrito Federal para participarem da posse da presidente eleita aproveitaram para fazer o trajeto será feito por ela. Ao final da caminhada pela Esplanada dos Ministérios, os visitantes estão se concentrando na Praça dos Três Poderes, em frente a rampa do Palácio do Planalto que, durante a tarde, estava sendo lavada para a festa. No local acontece, sábado, um show com cantoras famosas como Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart'nália e Zélia Duncan.

Populares e trabalhadores no esquema da cerimônia falam das suas expectativas em relação à posse. O auxiliar de serviços gerais, José Ribeiro dos Santos, 47, demonstrou orgulho por participar dos preparativos para a posse de Dilma Rousseff e está confiante de que a petista dará continuidade aos avanços obtidos pelo governo Lula. “A expectativa é grande. Se ela trabalhar bem como o Lula, que foi um grande presidente, está muito bom”, disse.

Bem em frente à rampa, ao lado da grade de segurança, foi o lugar escolhido por dois motoqueiros para acompanhar a posse de Dilma. Genivaldo Bezerra e Bernadino Alves chegaram quinta-feira (30) de Guaraciaba do Norte, interior do Ceará, para acompanhar a posse da presidente, assim como fizeram em 2002 e 2006 quando Lula assumiu o posto.

Para Genivaldo, a esperança de que o ciclo de mudanças iniciado por Lula continue, principalmente no Nordeste, fez com que ele e o amigo percorressem 2.300 km em quatro dias em cima das motos.
“É o sentimento de patriotismo. A gente acreditou muito na proposta do governo Lula, lançamos todas as esperanças e deu certo. Desejamos que ela faça 90% do que ele fez, e 200% do que ela tem vontade”, disse o motociclista.

Contribuindo para a "invasão nordestina", Celso Crisóstemo, viajou três dias de ônibus desde Canindé, outra cidade cearense. Ele destacou a importância histórica do momento. “É um momento histórico. É a primeira mulher presidente do país. Estamos aqui para ver e depois poder contar para o povo do sertão do Ceará. É também uma homenagem ao Lula. As obras que foram feitas na região modificou totalmente a realidade das comunidades da minha região”.

Mas teve gente de ainda mais longe que vai testemunhar a posse de Dilma. O brasileiro Pedro Alcântara e a norueguesa Sandra Rise Holstad, que moram na Argentina, esperam que a presidente mantenha a boa imagem que Lula conquistou no exterior. Pedro vai mais longe, e acredita que a petista tem condições de fazer um governo ainda melhor.

“Acho que Dilma talvez seja mais preparada que o próprio Lula. A personalidade dele é que marcou o governo nos últimos oito anos. Já Dilma é mais técnica preparada, foi a gerente do governo, talvez sem o discurso mais suave de Lula, mas será tão boa quanto ele", afirmou

0 comentários: