Os jovens na reforma política
"-A juventude politizada quer contribuir sim com o debate da reforma política, porque será diretamente abarcada por ela. O voto em lista e o financiamento público facilitariam candidaturas de muitos jovens. Mas em que lugar da lista a juventude entraria? Na ponta de cima ou abaixo? Geralmente os jovens têm uma vida partidária ativa, mas isso não garante a entrada na lista.
Nesse sentido, é pertinente a proposta do presidente da Frente Parlamentar da -Juventude da Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), de sugerir que os partidos políticos sejam obrigados a reservar pelo menos 10% das suas vagas para cargos eletivos aos candidatos com idade entre 18 e 29 anos.
- Para completar um arcabouço propositivo, destaco também o projeto levantado na recente Convenção Nacional da Juventude do PMDB de reservar, na forma da lei, claro, parte do fundo partidário, para as juventudes partidárias, para estimular as atividades dessas na formação de candidatos jovens. Um exemplo de atividade poderia ser a "Torne-se um deputado", feito pela juventude dos Democratas".
segunda-feira, 22 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário