A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA

domingo, 20 de setembro de 2009



A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA história, ensino e docênciaAutor(es): Adélia Maria Miglievich Ribeiro, Alexandra Garcia Masca, Alexandre Barbosa Fraga, Amaury César Moraes, Cassiana Tiemi Tedesco Takagi, Dalton José Alves, Debora Cardoso Pulcina, Gabriela de Souza Honorato, Giselle Carino Lage, Ileizi Luciana Fiorelli Organizador(es).: Anita Handfas, Luiz Fernandes de OliveiraCapista.: Eduardo PereiraISBN 9788578120252SOCIOLOGIAPáginas: 288Acabamento: BrochuraFormato: 14 x 21Peso: 350 KgEdição: 1ªIdioma: PortuguêsAno: 2009 Preço: R$ 34,00



Sinopse:A inclusão da disciplina sociologia no currículo das escolas brasileiras foi
motivo de comemoração para os cientistas sociais do país em 2 de junho de
2008, quando a Lei n. 11.684, que torna essa inclusão obrigatória em todos os
anos de escolaridade do ensino médio, começou a vigorar. Passado esse primeiro
momento, os responsáveis pelo currículo nos governos federal e estadual, a
universidade, as escolas públicas e privadas e a própria sociedade se veem
agora diante dos desafios que a mudança introduzida pela lei impõe.
Os professores Anita Handfas (UFRJ) e Luiz Fernandes de Oliveira (UERJ)
compreenderam a real dimensão desse desafio e, no âmbito do I Encontro
Estadual de Ensino de Sociologia, que se realizou na UFRJ em 2008, convidaram
professores, licenciandos e pesquisadores de vários estados e instituições do
país para, junto com eles, refletir sobre a história da sociologia no Brasil
como componente curricular na educação básica, os fundamentos e metodologias
de ensino de sociologia nas escolas e a formação do professor para essa
atividade. O resultado é um livro que reúne 17 artigos que tratam do tema de
forma diversificada e abrangente e que não poderia chegar em melhor hora.
Handfas e Oliveira consideram marcante para o ensino de sociologia o contexto
atual e apresentam com precisão os desafios a serem enfrentados: "No plano
institucional, caberá às instituições responsáveis pela formação docente
pensar em alternativas teórico-metodológicas para o ensino e a prática
pedagógica do professor. Por sua vez, as escolas públicas e privadas de
educação básica deverão implementar alternativas curriculares, de modo a criar
as condições necessárias para que os professores que já exercem o magistério
possam desenvolver uma prática pedagógica consistente e rigorosa. No plano
social, cabe destacar a necessidade de empreender iniciativas teóricas e
práticas que visem à melhoria do ensino a partir de projetos que possam
articular o intercâmbio entre a universidade e a escola, especialmente a
escola pública."
Como os legisladores que a estabeleceram, os organizadores do livro têm uma
expectativa positiva em relação à inclusão da sociologia nas escolas. Segundo
Handfas e Oliveira, "a presença da sociologia como disciplina escolar pode vir
a constituir-se em eixo articulador de uma concepção curricular assentada nos
princípios do trabalho, da ciência e da cultura, contribuindo de forma efetiva
para a melhoria do ensino. Nessa perspectiva, faz-se urgente abrir canais de
discussão que possam favorecer a reflexão teórica rigorosa sobre a pesquisa em
ensino de sociologia, buscando superar o estágio atual de pouco acúmulo de
elaboração nesse campo específico de pesquisa".
Esses canais de discussão começaram a ser abertos quando os organizadores e
autores dos artigos deste livro se encontraram e tiveram a idéia de
publicá-lo, e com certeza vão ser ampliados agora que ele chega às livrarias e
ao alcance de todos os que se preocupam com a qualidade do ensino e a promoção
da cidadania no país.Sumário:Sumário
Prefácio
Introdução
HISTÓRIA
Desafios para a implantação do Ensino de Sociologia na escola média brasileira.
Amaury César Moraes
Delgado de Carvalho e o ensino de sociologia no Colégio Pedro II.
Jefferson da Costa Soares
Sociologia e Filosofia nas Escolas de Ensino Médio: ausências, permanências e
perspectivas
Renata Saul, Virgílio de Lima Pereira, Adélia Maria Miglievich Ribeiro, Dalton
José Alves
ENSINO
Fundamentos e Metodologias do ensino de sociologia na Educação Básica.
Ileizi Luciana Fiorelli Silva
Sociologia, Politecnia e Cidadania: contribuições para a formação no Ensino
Médio.
Valéria Fernandes de Carvalho
Estranhamento e desnaturalização do consumo: uma perspectiva didática em torno
das categorias teórico-conceituais racionalidade econômica e representação
simbólica.
Debora Cardoso Pulcina, Roberto Carlos Borghi
Nunca estudei e não gostei: o desafio de quebrar os preconceitos sobre o
ensino de sociologia.
Sebastião Santos, Rodrigo Paim
(Re)descobertas: Considerações sobre o trabalho etnográfico com turmas de
Sociologia no Ensino Médio.
Rogério Mendes de Lima
Material didático, novas tecnologias e ensino de sociologia
Luiz Fernandes de Oliveira, Ricardo Cesar rocha da Costa.
O ensino de Sociologia na educação básica: análise e sugestões
Alexandre Barbosa Fraga, Nadia Maria Moura Bastos
DOCÊNCIA
A formação do professor de Sociologia
Anita Handfas
A Sociologia no Ensino Básico: desafios e dilemas.
Rogério Mendes de Lima
O ensino de Sociologia na rede estadual de São Paulo
Cassiana Tiemi Tedesco Takagi
Sociologia no Ensino Médio: trabalho docente e formação.
Alexandra Garcia Masca
Mudando os papéis: o que acontece quando a pesquisadora quer se tornar
professora de sociologia?
Giselle Carino Lage
Ser professor, ser estagiário e formar docentes: reflexões sobre experiências
de estágios supervisionados e práticas de ensino
Julia Polessa Maçaira, Marina de Carvalho Cordeiro
Ensino Médio: representações sobre a Sociologia e sua Prática de Ensino
Gabriela de Souza Honorato.
Orelha:A inclusão da disciplina sociologia no currículo das escolas brasileiras foi
motivo de comemoração para os cientistas sociais do país em 2 de junho de
2008, quando a Lei n. 11.684, que torna essa inclusão obrigatória em todos os
anos de escolaridade do ensino médio, começou a vigorar. Passado esse primeiro
momento, os responsáveis pelo currículo nos governos federal e estadual, a
universidade, as escolas públicas e privadas e a própria sociedade se veem
agora diante dos desafios que a mudança introduzida pela lei impõe.
Os professores Anita Handfas (UFRJ) e Luiz Fernandes de Oliveira (UERJ)
compreenderam a real dimensão desse desafio e, no âmbito do I Encontro
Estadual de Ensino de Sociologia, que se realizou na UFRJ em 2008, convidaram
professores, licenciandos e pesquisadores de vários estados e instituições do
país para, junto com eles, refletir sobre a história da sociologia no Brasil
como componente curricular na educação básica, os fundamentos e metodologias
de ensino de sociologia nas escolas e a formação do professor para essa
atividade. O resultado é um livro que reúne 17 artigos que tratam do tema de
forma diversificada e abrangente e que não poderia chegar em melhor hora.
Handfas e Oliveira consideram marcante para o ensino de sociologia o contexto
atual e apresentam com precisão os desafios a serem enfrentados: "No plano
institucional, caberá às instituições responsáveis pela formação docente
pensar em alternativas teórico-metodológicas para o ensino e a prática
pedagógica do professor. Por sua vez, as escolas públicas e privadas de
educação básica deverão implementar alternativas curriculares, de modo a criar
as condições necessárias para que os professores que já exercem o magistério
possam desenvolver uma prática pedagógica consistente e rigorosa. No plano
social, cabe destacar a necessidade de empreender iniciativas teóricas e
práticas que visem à melhoria do ensino a partir de projetos que possam
articular o intercâmbio entre a universidade e a escola, especialmente a
escola pública."
Como os legisladores que a estabeleceram, os organizadores do livro têm uma
expectativa positiva em relação à inclusão da sociologia nas escolas. Segundo
Handfas e Oliveira, "a presença da sociologia como disciplina escolar pode vir
a constituir-se em eixo articulador de uma concepção curricular assentada nos
princípios do trabalho, da ciência e da cultura, contribuindo de forma efetiva
para a melhoria do ensino. Nessa perspectiva, faz-se urgente abrir canais de
discussão que possam favorecer a reflexão teórica rigorosa sobre a pesquisa em
ensino de sociologia, buscando superar o estágio atual de pouco acúmulo de
elaboração nesse campo específico de pesquisa".
Esses canais de discussão começaram a ser abertos quando os organizadores e
autores dos artigos deste livro se encontraram e tiveram a idéia de
publicá-lo, e com certeza vão ser ampliados agora que ele chega às livrarias e
ao alcance de todos os que se preocupam com a qualidade do ensino e a promoção
da cidadania no país.

1 comentários:

Anônimo disse...

A maioria dos autores do livro "A sociologia vai à escola" não são professores de ensino médio, inclusive a organizadora Anita Handfas. O outro organizador Luiz Fernandes de Oliveira disse certa vez que gostaria de trabalhar em escola o mínimo possível e realmente foi isto que ele fez quando trabalhou no muncípio de Macaé. Pode verificar se quiser confirmar a informação.
Precisamos de escritos produzidos por quem trabalha realmente em sala de aula e não de quem teoriza.