Pastorais da Juventude entregam manifesto à Secretaria Nacional de Juventude

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Com o objetivo de discutir as perspectivas das políticas públicas de juventude no Brasil, representantes das Pastorais da Juventude se reuniram, neste mês de abril, em Brasília, com a nova Secretária Nacional de Juventude do Governo Federal, a jovem Severine Macedo.

Na reunião, estiveram presentes militantes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural discutindo os temas centrais da política pública de juventude e apresentando uma plataforma para o trabalho da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude.

Segundo os participantes do encontro a reunião foi um primeiro contato com a Secretaria e representa mais um esforço de acompanhar o debate sobre políticas públicas de juventude no Brasil.

“Ficamos felizes pela posse da companheira Severine, ex-militante da Pastoral da Juventude, como Secretária nacional. Sem dúvida, esta reunião inaugura um novo período no debate das PJs com o governo federal”, afirmou Eric Moura, membro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Além da apresentação, da estrutura e dos objetivos da Secretaria Nacional de Juventude, nesta nova gestão, Severine ressaltou a importância das Pastorais da Juventude como espaço de formação, de tomada de consciência política, destacando a participação da PJ no Conselho Nacional de Juventude e a Campanha Nacional contra a Violência o Extermínio de Jovens, desenvolvida pelas PJs desde 2009. “As Pastorais da Juventude têm muito a colaborar neste campo das políticas públicas de juventude, por isso, estamos convidando-as para dialogar e trocar experiências”, afirmou a Secretária.

Manifesto

Na reunião, as Pastorais da Juventude entregaram um manifesto referente à violência e ao extermínio de jovens no estado de Goiás pedindo que a SNJ colabore nas investigações e acione a Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Ministério da Justiça na perspectiva de resolução para o caso e punição para os responsáveis.

O documento, com mais de 360 assinaturas, defende a vida e os direitos da juventude e exige uma ação para o caso com “medidas rápidas na perspectiva de proteger os que estão ameaçados, e, o mais importante, a adoção de políticas sérias que coíbam a violência e promovam a formação, a fiscalização e a valorização das carreiras da polícia civil e militar.”

Fonte: Pastoral da Juventude

0 comentários: